O álbum que bate um bolão em aprendizado

O álbum que bate um bolão em aprendizado

5 / Julho / 2018

Inspirado na Copa, professor de Enfermagem da UniRitter cria o Mental Health Sticker Book, usado como ferramenta de ensino em sala de aula.

O professor Tiago Paiva, da disciplina de Saúde Mental do curso de Enfermagem da UniRitter, notou uma certa agitação em sala de aula. Não demorou para descobrir que os ânimos, mais inquietos do que de costume, tinham um motivo: o álbum de figurinhas da Copa do Mundo. Ao invés de dar uma bronca na turma, resolveu usar aquele entusiasmo todo em favor do estudo. Comprou o álbum da Copa e, com base nele, criou o Mental Health Sticker Book (Álbum de figurinhas da Saúde Mental), com o objetivo de estimular o aprendizado sobre psicopatologias.

“A UniRitter estimula a adoção de metodologias ativas, que envolvem o aluno a partir de suas vivências e interesses. Quanto mais dinâmico, melhor o aprendizado”, afirma Paiva. Foi o que ele fez. Dividiu a turma em grupos que, ao final de cada aula, respondiam a rodadas de perguntas sobre a matéria ensinada. O grupo com o maior número de respostas corretas ganhava mais figurinhas, que deveriam ser coladas corretamente no álbum, correlacionando cada doença a seus sintomas. Isso instigou os alunos a estudarem e revisarem os conteúdos. O grupo vencedor foi aquele que preencheu primeiro todos os espaços indicados no álbum, de forma correta.

A empolgação foi uma constante durante toda a atividade, que envolveu cerca de 90 alunos, estimulando interação e conhecimento além da sala de aula. “As turmas trocavam informação pelas redes sociais, me enviavam fotos por whatsapp e mensagens no Facebook”, lembra Paiva. Muitos fizeram questão de destacar a sensibilidade e iniciativa do professor, que a partir de uma vivência em sala de aula desenvolveu uma metodologia com base nos interesses dos alunos. Paiva diz que, apesar da ideia ter surgido no momento da Copa, pensa em utilizar o Mental Health Sticker Book nos próximos semestres e, quem sabe, propor adaptá-lo para outros cursos e disciplinas.