Abertas inscrições para curso de alfabetização digital na UniRitter

Abertas inscrições para curso de alfabetização digital na UniRitter

27 / Setembro / 2022

Promovida por Themis e Fenatrad em parceria com o Centro Universitário, ação é voltada a trabalhadoras domésticas e Promotoras Legais Populares

Estão abertas até 15 de outubro as inscrições para o curso de alfabetização digital de trabalhadoras domésticas e Promotoras Legais Populares de Porto Alegre e região metropolitana. A formação oferece treinamento básico no uso do computador, pacote Office, internet e redes sociais. A iniciativa é da Themis – Gênero, Justiça e Direitos Humanos e da Federação Nacional das Trabalhadoras Domésticas (Fenatrad), em parceria com a UniRitter. Para concorrer, é preciso se inscrever através do link bit.ly/curso-dig. Serão disponibilizadas 25 vagas.

A alfabetização digital insere os indivíduos na compreensão e manejo das ferramentas disponíveis em computadores, celulares e internet, conhecimentos fundamentais nos dias atuais, incluindo até o uso do WhatsApp, visando sua utilização de modo responsável e criativo. “Este projeto sinaliza fortemente o comprometimento da UniRitter com a sociedade, através das atividades de extensão. Com uma abordagem empática, nossos alunos desenvolvem e entregam ações que contribuem diretamente com a comunidade envolvida. A alfabetização digital gera pertencimento social e empodera as participantes”, aponta Vinícius Cassol, professor de Tecnologia do Centro Universitário que coordena o projeto junto à docente da Educação Vanessa Koppe e às entidades.

“Explorar tecnologias digitais e compreender princípios e funcionalidades é fundamental para que essas mulheres tenham mais possibilidade de ação em seus ambientes e comunidades”, complementa Jéssica Pinheiro, coordenadora da área de Trabalho Doméstico Remunerado da Themis. As aulas serão presenciais, no Campus FAPA da UniRitter (Av. Manoel Elias, 2001, bairro Mario Quintana, Porto Alegre), com início em 26 de outubro. O curso acontecerá sempre às quartas-feiras, das 18h30min às 21h30min, e as selecionadas contarão com suporte para transporte e alimentação. Haverá uma van disponível para o percurso Centro/FAPA/Centro, além do custeio das passagens de ônibus até o local de partida.

A formação faz parte do projeto ‘Fortalecendo o movimento de trabalhadoras domésticas pela tecnologia e aprendizagem’, e tem o apoio da empresa de tecnologia Cummins, da ONG Care, através do programa ‘Igual Valor, Iguais Direitos’, do Global Fund for Women e do Fundo da Embaixada da Nova Zelândia.