Programa YOCUTA capacita imigrantes na área de Gastronomia

Programa YOCUTA capacita imigrantes na área de Gastronomia

29 / Outubro / 2019

Evento em parceria com a Nestlé aconteceu de 23 a 25 de outubro, no Campus FAPA.

Entre os dias 23 e 25 de outubro, imigrantes residentes no Rio Grande do Sul participaram do YOCUTA, Programa de capacitação e desenvolvimento em gastronomia, que busca capacitar e inserir jovens de baixa renda no mercado de trabalho. Essa é a primeira vez que o evento é realizado no RS.

O Programa YOCUTA é desenvolvido pela Nestlé Professional América Latina e prepara jovens para o setor em todo o continente. Desde 2015, 280 pessoas foram capacitados – 49 delas no Instituto Laurent – e 68% já estão empregadas, incluindo dois ex-participantes que trabalham em restaurantes de grande excelência gastronômica segundo o Guia Michelin.

A formação contou com a participação de 35 imigrantes selecionados pelo Núcleo de Apoio e Assessoria a Refugiados e Imigrantes (NAARI) da universidade, contando com a participação de pessoas vindas da Venezuela, do Haiti, da Argentina, de Cuba e da Costa Rica.

Durante os três dias, eles aprenderam técnicas de cozinha e confeitaria. Os alunos também tiveram conteúdo sobre nutrição básica e receberam dicas para montagem de currículo e participação em entrevistas. As aulas foram ministradas por Mariana Dedavid, confeiteira responsável e proprietária da confeitaria Dona Maricota; Willian Zarpelon, chef dos restaurantes D’Roma, Renan Souza, Chef da Nestlé, e Flávia Barreto de Sá, Chef Manager da Nestlé Professional. Durante as tarefas os alunos do curso de Gastronomia da UniRitter ficaram responsáveis por auxiliar os chefs e os imigrantes no preparo dos alimentos.

DIA 1

Na primeira manhã de curso, no quarta-feira (23) o tema foi a produção do chocolate feito pela Nestlé. A abertura também contou com apresentação de amostras de produtos que são usados em diversas receitas com dicas de diversificação da produção de guloseimas e sabores. No início do programa a variedade de línguas nativas entre os membros acanhou os integrantes, que conforme foram se sentindo mais à vontade aumentaram a participação.

A oficina prática da produção de chocolates foi ministrada pelo chef da Nestlé Patrick Vinicius. “O chocolate para mim é um dos melhores ingredientes para se trabalhar”, revela o chef de Curitiba, que trabalha no ramo há mais de 15 anos. O assunto que mais chamou a atenção dos jovens foi a temperagem do chocolate, processo de formação da casca de trufas e bombons. A repercussão do processo em francês gerou curiosidade entre os participantes, que à tarde começaram a manejar o chocolate.

No mesmo dia, os alunos receberam orientações para entrevistas de emprego, criação de um bom currículo e como realçar suas melhores qualidades. A mentora da oficina, Flávia Barretto de Sá, incentivou os alunos. “O mais importante é vocês saberem o que fazem bem e tentar seguir nessa área, porque aquela pessoa que quer fazer tudo acaba não conseguindo fazer nada bem”, destacou.

DIA 2

A quinta-feira (24), segundo dia do programa Yocuta, começou com uma nova rodada de palestras no auditório do prédio 4 do campus FAPA. A abertura foi ministrada pelos representantes da Nestlé no Rio Grande do Sul Patrick Vinícius e Renan Oliveira.

Neste dia, os alunos também aprenderam cortes básicos, desde a forma correta de segurar a faca a cortes específicos de legumes e verduras, com o chef Willian Zarpellon. A tarde, os participantes aprenderam a preparar risoto e saladas.

A venezuelana Wetni Guzman, de 24 anos, uma das participantes do curso, ressalta que é uma “boa oportunidade para todos os imigrantes”, e mesmo sendo difícil para eles conseguirem trabalho, revela que quer investir e empreender na área de gastronomia.

DIA 3

O último dia de capacitação foi doce para os participantes do YOCUTA. Durante toda sexta-feira (25), acompanhados pela chef Mariana Dedavid, proprietária da confeitaria Dona Maricota, os participantes do programa acompanharam o processo de preparação de doces e sobremesas.

No turno da manhã, os alunos se dedicaram à parte mais importante na confecção de um bolo, que é a preparação da massa, tanto na versão tradicional, quanto para um bolo vulcão, cupcake e brownie. À tarde, a dedicação foi exclusiva aos recheios e cobertura dos bolos. A atividade prática também foi acompanhada de brigadeiros e branquinhos, doces tipicamente brasileiros e sempre presentes em festas de aniversário.

Oportunidade de inserção no mercado de trabalho

“É uma oportunidade para que os imigrantes possam aproveitar um curso que, possivelmente, não teriam acesso de forma natural. Além de adquirir conhecimento, eles puderam se desenvolver como profissionais e ganhar um impulso na carreira”, acredita Moisés Basso, coordenador do curso de Gastronomia da UniRitter.

A coordenadora do NAARI afirma que o programa ajuda a solucionar um dos grandes obstáculos dos imigrantes, que é a certificação. “É importante porque é uma maneira de eles serem inseridos no mercado de trabalho e na sociedade. Essa tem sido uma das principais dificuldades para quem vem tentar uma nova vida aqui”, afirma.

O Coquetel de Encerramento será preparado pelos alunos do YOCUTA. Na ocasião, eles terão contato com chefs e gestores da área, com quem poderão fazer networking e encontrar oportunidades profissionais.

APOIO | AGÊNCIA INQ

Texto | Matheus Machado e Juan Romero