UniRitter, prefeitura e PCI formam primeira turma do Jovem Tech Canoas

UniRitter, prefeitura e PCI formam primeira turma do Jovem Tech Canoas

20 / Março / 2024

Capacitação tecnológica gratuita entregou certificados de conclusão a 32 alunos da rede pública de ensino do município

O Jovem Tech UniRitter, programa de capacitação tecnológica gratuito oferecido pela instituição em seus três campi, formou, nesta quarta-feira (13), 32 alunos de famílias de baixa renda da primeira turma do campus Canoas. No município, o projeto foi realizado em parceria com a Prefeitura, que, por meio da Secretaria Municipal de Educação, selecionou os estudantes, e com as empresas Exatron, Novus e TKS, do Parque Canoas de Inovação (PCI), que auxiliaram nos custos de transporte e alimentação. A cerimônia de entrega dos certificados ocorreu na tarde desta quarta-feira na sede da Exatron.

O prefeito interino de Canoas, Cris Moraes, abriu o evento. “A prefeitura fica lisonjeada em participar de um projeto desta magnitude, que une poder público, iniciativa privada e Instituição de Ensino Superior, atores que depositam esperança e responsabilidade nesses jovens, que representam o futuro do município e do mundo. Depositar responsabilidade significa acreditar na educação. O bom profissional está sempre apto a aprender mais. Por isso, desejamos que vocês tenham cada vez mais vontade de aprender”, afirmou Cris Moraes, dirigindo-se aos formandos.

Assim como o prefeito, o professor da UniRitter Leonardo Amaral, coordenador do Jovem Tech, também salienta a força da união entre a instituição, as empresas e o poder público. “No município, conseguimos formar essa tríplice aliança, que fortalece a iniciativa e contribui diretamente para a fidelização dos alunos às aulas. O Jovem Tech do campus Canoas representa uma consolidação da iniciativa que agora está nos três campi e formando novas turmas a cada semestre. Agora vamos trabalhar para dar sequência ao projeto que nos enche de orgulho e faz parte do DNA de Responsabilidade Social da instituição”, salientou Amaral.

Durante o primeiro módulo, dividido em 24 encontros, os jovens receberam conhecimentos teóricos e práticos diretamente nos laboratórios da UniRitter. Ministradas por alunos do curso de TI, com a supervisão de docentes da instituição, as aulas abordaram questões próprias da tecnologia, do universo digital e do pensamento computacional. Os estudantes Marcelo Iriso Menezes, Leonardo Otto Fantinel e Nicole dos Santos Almeida se destacaram e receberam notebooks de presentes das empresas parceiras. Agora, todos concorrerão a vagas de estágio na  Exatron, Novus e TKS.

Prêmio nacional

Em outubro, o Jovem Tech Canoas conquistou a primeira colocação na categoria Ações Junto à Comunidade do 3º Prêmio Inovação no Ensino Superior, realizado pelo Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior no Estado de São Paulo (Semesp). O Jovem Tech Canoas – assim como as edições dos campi FAPA e Zona Sul, de Porto Alegre – tem como característica os incentivos à cultura de inovação e à capacitação inicial em Tecnologia da Informação. Na modalidade em que a UniRitter concorreu, foram avaliadas experiências inovadoras de reconhecido impacto para a resolução de problemas reais da sociedade e o uso da inovação para curricularização da Extensão Universitária. O Prêmio Inovação no Ensino Superior visa estimular o desenvolvimento de experiências inovadoras em metodologias educacionais e em gestão educacional e de cursos nas instituições e mobilizá-las para tornar essas experiências públicas, com reconhecimento e premiação às Instituições de Ensino Superior (IES), aos professores e gestores educacionais pelos resultados obtidos.