Programa de capacitação tecnológica gratuita para jovens chega a Canoas

Programa de capacitação tecnológica gratuita para jovens chega a Canoas

11 / Setembro / 2023

Jovem Tech UniRittter, programa de capacitação tecnológica para jovens de famílias de baixa renda, chega pela primeira vez a Canoas a partir de setembro. Realizado em parceria com as Secretarias de Educação (SME) e Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação (SMDETI) e empresas do Parque Canoas de Inovação (PCI), a qualificação busca profissionalizar estudantes de baixa renda interessados na área de Tecnologia da Informação. A aula inaugural acontece no dia 13 de setembro.

A primeira turma do projeto na cidade vai contar com 35 estudantes, de 17 a 23 anos matriculados na rede pública de ensino e selecionados pela SME de Canoas. Durante a capacitação, que conta com 24 encontros até dezembro, os estudantes receberão conhecimentos teóricos e práticos diretamente nos laboratórios da UniRitter. Ministradas por alunos do curso de TI da UniRitter, com a supervisão de docentes da instituição, as aulas vão abordar questões próprias da tecnologia, do universo digital e do pensamento computacional.

“O Jovem Tech é um grande orgulho para nós. Ele nasceu no campus Zona Sul, em Porto Alegre, foi um sucesso, teve turmas ampliadas, chegou ao campus FAPA e agora também conseguimos viabilizar no campus Canoas. Sua ampliação só reforça o compromisso da UniRitter com a responsabilidade social onde a instituição se faz presente” afirma Rachel Ballardin, diretora do Centro Universitário.

Apresentando conteúdos como introdução técnica e conceitual sobre o tema, os estudantes poderão, ao longo das atividades, trabalhar soft skills fundamentais para o mercado de trabalho, como comunicação, desenvolvimento pessoal, trabalho em equipe e resolução de problemas. Visando reforçar os conhecimentos práticos e fortalecer a empregabilidade no PCI, localizado no bairro Guajuviras, a qualificação tem o apoio da Novus, FKS e Exatron, empresas inseridas no Parque e que vão financiar os custos de transporte e alimentação dos estudantes, além possibilitar oportunidades de estágios.