Monitorias Monitorias
 

Monitorias

Como funciona

Programa de Monitorias do UniRitter oferece duas oportunidades de aperfeiçoamento:

  •  Ao estudante monitor, por aprofundar os conhecimentos num contexto diferenciado em que atua – sob supervisão do professor orientador; na organização das atividades docentes e na interação com demais estudantes.
  • Ao estudante que utiliza a monitoria, por ter a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos por meio de interações diferenciadas com os estudantes monitores.

A monitoria é desenvolvida nas unidades curriculares e nas unidades de aprendizagem dos cursos de Graduação. A oferta das monitorias e a seleção dos estudantes monitores segue as definições do Edital específico.

Quem pode participar?

  • Todos os estudantes matriculados nas unidades de aprendizagem e unidades curriculares que contam com monitoria em seus cursos de graduação.
  • Podem ser monitores todos os estudantes de graduação que cumprem os requisitos do Edital.
Monitorias

Saiba como participar

  • Seleção 2022/2

    Chegou a hora de contribuir para o desenvolvimento acadêmico e pessoal dos seus colegas de graduação. Você poderá se inscrever no programa de monitoria do UniRitter, uma oportunidade para aperfeiçoar seus conhecimentos na área, entrar em contato com a prática docente e ainda enriquecer o currículo profissional.

    Por meio da participação dos graduandos no programa de monitoria, o UniRitter busca incentivar a integração e cooperação entre professores e alunos, em atividades didático-pedagógicas vinculadas às diretrizes dos cursos.

    Acesse aqui o Edital para conhecer os critérios de seleção e obter informações sobre ofertas e inscrições.
    Acesse aqui o link de inscrição.

  • FAQ Monitorias Acadêmicas

    1) O que significa fazer parte das monitorias acadêmicas? O que o aluno vai fazer no dia a dia participando do projeto?
    Fazer parte do Programa de Monitoria significa ensinar e ao mesmo tempo aprender, desenvolver habilidades importantes para o mercado de trabalho, estar próximo da prática docente, contribuir para a qualidade do ensino, ter autonomia e a oportunidade de se aprofundar nos estudos. Entre as principais atividades estão:

    1. Participar, junto com o professor da disciplina/UC, da elaboração do Plano de Ação para a Monitoria;
    2. Desenvolver, sob a orientação do professor, as tarefas constantes do Plano de Ação para a Monitoria, constituindo-se em elo entre professor e alunos;
    3. Manter contato permanente com o professor da disciplina/UC, a fim de sanar dúvidas em reforço a seu atendimento;
    4. Auxiliar na condução de trabalhos teórico-práticos e na orientação de alunos esclarecendo dúvidas e/ou realizando exercícios, tanto em sala de aula, plantões online, como em laboratório;
    5. Dirimir as dúvidas e desenvolver tarefas que reforcem o conteúdo programático da disciplina/UC objeto da monitoria;
    6. Ter frequência integral às atividades de monitoria, permanecendo no local (presencial ou online) nos dias e horários estabelecidos.
    7. Comunicar antecipadamente ao professor responsável em caso de ausência, submetendo também à aprovação do professor responsável proposta de troca de horário, se necessária;
    8. Registrar, em formulário próprio, o número de alunos atendidos, incluindo o conteúdo da atividade/orientação feita;
    9. Facilitar o relacionamento entre alunos e professor (es), contribuindo para a execução e melhoria do plano de ensino-aprendizagem; e
    10. Apresentar, ao final do semestre, o portfólio das atividades desenvolvidas preenchido mês a mês ao professor responsável da disciplina/UC, que, após aprovação, encaminhará ao Programa de Empoderamento do Estudante, que providenciará o Atestado de Monitoria, para fins curriculares.

    2) Qual a vantagem para o aluno de fazer parte do projeto? Ganhar horas complementares? Ajuda no currículo?
    Ao participar do Programa de Monitoria o estudante tem a possibilidade de desenvolver uma série de competências muito valiosas para o mercado de trabalho, como por exemplo: disciplina, responsabilidade, trabalho em equipe, comunicação. Com isso, o currículo acadêmico ganha destaque e se torna muito mais atrativo. Além disso, no final do semestre, após concluir as atividades e entregar o portfólio da monitoria, o(a) monitor(a) recebe um certificado de participação do Empoderamento do Estudante que pode ser convertido em horas complementares. O total de horas corresponde as horas desempenhadas pelo monitor ao longo do semestre.

    3) Quais os dias e horários disponíveis para participar do projeto?
    O(a) monitor(a) poderá escolher o melhor dia da semana e horário para desempenhar as suas atividades, sendo necessário indicar a sua escolha no ato da inscrição.

    4) Haverá uma lista de UCs/Disciplinas especificas para monitorias?
    No edital constará uma listagem com as vagas ofertadas e respectivos docentes responsáveis.

    5) Há alguma restrição de período/tempo de curso para ser monitor?
    Para ser monitor é necessário que o(a) estudante já tenha cursado a unidade curricular ou disciplina na qual pleiteia a vaga. Ainda é necessário que atenda o critério de média global, sendo a média global referente ao semestre anterior igual ou superior a 8,0.