Projeto Odonto na Rua da UniRitter realiza atendimentos gratuitos à população no Quilombo do Areal
 

Matéria

Projeto Odonto na Rua da UniRitter realiza atendimentos gratuitos à população no Quilombo do Areal

16 / Abril / 2024

Nesta segunda-feira, 15, a equipe de professores e estudantes levará atendimentos e informações sobre saúde bucal para a comunidade quilombola

Os moradores do Quilombo do Areal da Baronesa recebem nesta segunda-feira, 15, a visita do projeto Odonto na Rua, composto por alunos e professores do curso de Odontologia da UniRitter. A equipe realizará exames e procedimentos odontológicos, assim como dará orientações de cuidados diários e distribuirá itens de higiene bucal à população. As atividades acontecerão de forma gratuita, a partir das 18h, na Associação Comunitária Cultural Quilombo do Areal (Av. Luiz Guaranha, 44, Menino Deus, Porto Alegre).

A visita à comunidade quilombola contará com a presença de 21 estudantes e duas docentes, que orientarão a atividade destinada a todas as faixas etárias. A partir do final da tarde, a equipe realizará uma apresentação inicial com dicas educativas sobre a saúde da boca e, em seguida, passará aos atendimentos odontológicos.

No momento das consultas individuais, será feita a avaliação bucal de cada paciente e todos os procedimentos necessários que não demandem instrumentos mecanizados. Quanto aos casos que não puderem ser solucionados no local, as pessoas serão orientadas a como seguir com o atendimento pela Clínica Escola de Odontologia, que funciona no campus Zona Sul da UniRitter (Rua Orfanotrófio, 555). Os estudantes também passarão instruções sobre cuidados envolvendo alimentação e prevenção de problemas orais, com entrega de kits com escova de dentes e creme dental.

A visita ao Quilombo do Areal faz parte da programação do projeto Odonto na Rua, liderado pela dentista Jeniffer Zettermann, professora do curso de Odontologia da UniRitter e especialista em Saúde Pública. De acordo com a docente, a expectativa para esta ação é atender em torno de 40 pessoas. “Os estudantes estão muito interessados em contribuir para a saúde da comunidade. Para eles, a visita significa participar de algo maior do que a sala de aula, pois podem levar atendimentos e informações muito necessárias para a população”, relata a especialista.

O movimento de levar os conhecimentos adquiridos no Ensino Superior para o cotidiano das pessoas é iniciativa constante na comunidade acadêmica. “O maior objetivo das atividades de responsabilidade social é estender as especialidades universitárias em prol da comunidade. Queremos contribuir no atendimento às necessidades das pessoas e colocar a estrutura da Clínica Escola de Odontologia da UniRitter à disposição”, comenta Siomara Monteiro, coordenadora dos cursos de saúde da  instituição.

Além da ação junto ao Quilombo Areal, o Odonto na Rua da UniRitter também realizará atividades em parceria com o Instituto de Câncer Infantil (ICI) e o projeto WimBelemDon.

Clínica Odontológica UniRitter

A Clínica Escola de Odontologia da UniRitter disponibiliza atendimentos em diversas áreas, como Odontopediatria, Dentística, Prótese, Periodontia, Cirurgia, Estomatologia, Endodontia, Ortodontia preventiva e Interceptativa, entre outros

Com a supervisão dos professores, estudantes do curso atendem crianças, jovens e adultos. Os agendamentos podem ser realizados pelos telefones (51) 3230-3351 e 4003-4951 (com WhatsApp).

Serviço de atendimento

Endereço: Rua Orfanotrófio, 555, Alto – Teresópolis, Porto Alegre – RS, 90840-440
Turno: manhã (segunda a sexta-feira) e noite (segunda a quinta-feira)
Whatsapp: (51) 4003-4951
Telefone: (51) 3230-3351