Estudantes de Relações Internacionais da UniRitter fazem visita técnica ao Porto de Rio Grande

5 / Outubro / 2022

No sábado, dia 01 de outubro, os estudantes de Relações Internacionais da UniRitter tiveram a oportunidade de conhecer o TECON Wilson Sons, localizado no Complexo Portuário de Rio Grande. O terminal é responsável pelas exportações via contêiner do Rio Grande do Sul, segundo informações recebidas na palestra ministrada pela assessora comercial Daiana Valin, que também acompanhou os alunos e apresentou os principais processos operacionais do terminal.

Também foram apresentadas uma série de dados sobre os tipos e tamanhos de contêiner, principais produtos exportados e importados via TECON, bem como as linhas de conexão com todos os continentes que operam semanalmente. Com isso, os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer toda a infraestrutura da operação e acompanhar de perto o processo de carga e descarga de um navio que estava atracado no momento da visita. Para a estudante Luiza Mangia, a ida ao Porto de Rio Grande “possibilitou ver de forma real como funciona o processo de importação e exportação em nosso Estado”.

Além da visita ao TECON, os estudantes conheceram o Museu Oceanográfico e o Museu Antártico. Especialmente no Museu Antártico tiveram a oportunidade de entender um pouco mais sobre a Estação Antártica Brasileira Comandante Ferraz, bem como informações sobre o Tratado Antártico, compromisso internacional que torna a região um espaço exclusivo para a pesquisa científica e colaboração entre os países. Também conheceram o Programa Antártico Brasileiro – PROANTAR e Centro de Recuperação de Animais Marinhos – CRAM da FURG, com a presença de pinguins e lobos marinhos em recuperação, que posteriormente retornarão à fauna marinha. Para o estudante Kauê Candia, a visita ao CRAM oportunizou que ele conhecesse pinguins e leões marinhos pela primeira vez, que nem sabia que existiam na costa brasileira.

Matheus Peeters, do 1º semestre, também compartilhou a sua experiência. “A visita ao Porto me deu a oportunidade de ver e aprender sobre uma das áreas que o curso possibilita a atuação e, particularmente, isso me ajudou bastante, pois recém estou no primeiro semestre e ainda estou tentando me encontrar no mundo profissional. Pude ver bem de perto o dia a dia das operações lá e cada detalhe foi importante. Foi uma viagem bastante divertida e eu com certeza iria mais uma vez”.

Após a visita ao Museu Oceanográfico, Museu Antártico, ao CRAM e ao TECON Rio Grande, os estudantes conheceram os Molhes da Barra, principal acesso à zona portuária.

A viagem faz parte do Projeto “RI na Estrada” que organiza anualmente uma viagem técnica para um dos países do Cone Sul. A edição de 2022 foi organizada pelos professores do curso em parceria com o Diretório Acadêmico de Relações Internacionais – DARI. Os professores Naiane I. Cossul e Henrique Barros acompanharam os estudantes e relatam a importância de ter momentos práticos como este ao longo do curso, pois além de todo o conhecimento técnico, os acadêmicos também podem se integrar e conhecer colegas dos demais semestres do curso.