Projeto de Extensão promove curso de Assistente de Cozinha para mulheres migrantes

26 / Outubro / 2018

Curso foi realizado durante o Global Days of Service.

Nos dias 16 a 19 de Outubro foi realizado na UniRitter, Campus FAPA, o curso “Profissionalizando Mulheres Migrantes: Curso de Assistente de Cozinha para Mulheres Migrantes”, promovido pelo projeto de extensão do curso de Relações Internacionais: Chemen, em parceria com o NAARI e o curso de Gastronomia no âmbito do Global Days of Service.

No decorrer do curso, a professora e Chef Etiene e o professor e Chef Moisés, Coordenador do Curso de Gastronomia da UniRitter, ensinaram a 30 mulheres migrantes uma série de receitas e técnicas culinárias como o corte de legumes, a preparação de fundos, risotos, massas, saladas e sobremesas. O grupo de alunas foi composto por mulheres de Cuba, do Haiti, da República Dominicana e da Venezuela. A diversidade do grupo proporcionou as trocas culturais entre as migrantes, os professores e os alunos dos projetos de extensão presentes.

O objetivo do curso foi viabilizar a inserção das migrantes no mercado de trabalho, bem como na comunidade brasileira. Para tal, no quarto dia de aula, os integrantes do NAARI auxiliaram na elaboração de currículos para as migrantes. Enquanto algumas migrantes nunca tiveram a possibilidade de realizar uma especialização, outras possuem graduação, contudo a validação de diplomas é extremamente complicada e vagarosa. A emissora regional da Record TV realizou uma reportagem sobre o curso, o qual contou com o depoimento de professores e de alunas envolvidas na atividade, com o fim de expor que, “em meio a saladas, massa e sobremesas a expectativa é de garantir um espaço para fugir do trabalho informal”.

O curso se desenvolveu no âmbito do Global Days of Service, da rede Laureate, a qual ocorre todo ano no mês de Outubro e possibilita a oportunidade para alunos, professores e membros da comunidade acadêmica prestarem serviços às comunidades locais, contribuindo para seu desenvolvimento. O curso também se inseriu no âmbito da iniciativa Here for Good da mesma rede, que contribui, com o auxílio de estudantes e graduados, para gerar uma mudança significativa e duradoura em nossa sociedade. O curso também seguiu os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio da ONU, em específico os itens 4.4, 4.5, 8.5 e 8.6 promovendo acesso igualitário a educação técnica, auxiliando no término da discriminação na educação com objetivo profissionalizante.