UniRitter beneficiou mais de 20 mil pessoas ao longo de um ano por meio de 41 projetos de extensão universitária
 

Matéria

UniRitter beneficiou mais de 20 mil pessoas ao longo de um ano por meio de 41 projetos de extensão universitária

16 / Agosto / 2023

Mais de 20 mil pessoas socialmente impactadas por 41 projetos da UniRitter. Esse é o saldo do Balanço Social 2022, cujas atividades contaram com as participações de 72 docentes e 1.227 alunos dos três campi do Centro Universitário (Zona Sul, FAPA e Canoas), auxiliando as comunidades de seus entornos e as populações de Porto Alegre e Canoas.

As ações vão ao encontro do DNA de responsabilidade social da instituição. “O papel atual do setor de educação vai muito além da formação do indivíduo e do profissional. É necessário ser agente de transformação social e ter participação relevante no meio em que se está inserido. Com os projetos, além de impactarmos diretamente a vida das pessoas, contribuímos para a formação de cidadãos socialmente responsáveis, beneficiando todas as pontas das atividades”, salienta Rachel Ballardin, diretora da UniRitter.

O projeto ArqUrb Comunidades, por exemplo, foi realizado junto aos moradores dos entornos dos três campi da instituição, chamando a atenção para o direito de acesso à cidade por meio de ações participativas e práticas relacionadas à cidadania, moradia de qualidade, lazer, educação, saúde, meio ambiente e tudo o que a cidade deve oferecer a todos. Outro destaque ficou com o projeto Alfabetização e Letramento Digital, o qual ofereceu capacitação básica em informática para trabalhadoras domésticas.

O Jovem Tech, por  sua vez, capacitou jovens da Grande Cruzeiro em Tecnologia da Informação. O programa de incentivo à cultura de inovação impactou 100 alunos, formando-os para ingressarem em estágios e conectando-os ao ambiente acadêmico com trilhas de cidadania digital e mercado de trabalho que ensinaram introdução ao mundo digital e ao pensamento computacional; lógica básica e raciocínio lógico e computacional; desenvolvimento de jogos e aplicações a partir de ferramentas lúdicas de programação. Com o sucesso do projeto, houve a abertura de novas turmas em 2023, além da ampliação para os campi FAPA e Canoas.

Todos os projetos mencionados receberam continuidade neste ano. Entre os parceiros que contribuíram para as práticas estão Prefeitura de Porto Alegre, Central Única das Favelas RS (CUFA), Cootravipa, ONG Themis e EPTC. Entre os 41 realizados estão, ainda, serviços prestados continuamente, como atendimentos gratuitos nas áreas de Psicologia, Fisioterapia, Nutrição, além de assistência Jurídica e do Núcleo de Apoio e Assessoria a Refugiados e Imigrantes, que auxilia na regularização e documentação para os cidadãos.

Confira o documento completo em:https://www.uniritter.edu.br/responsabilidade-social/#balanco_social