UniRitter beneficiou mais de 20 mil pessoas ao longo de um ano por meio de 41 projetos de extensão universitária

16 / Agosto / 2023

Mais de 20 mil pessoas socialmente impactadas por 41 projetos da UniRitter. Esse é o saldo do Balanço Social 2022, cujas atividades contaram com as participações de 72 docentes e 1.227 alunos dos três campi do Centro Universitário (Zona Sul, FAPA e Canoas), auxiliando as comunidades de seus entornos e as populações de Porto Alegre e Canoas.

As ações vão ao encontro do DNA de responsabilidade social da instituição. “O papel atual do setor de educação vai muito além da formação do indivíduo e do profissional. É necessário ser agente de transformação social e ter participação relevante no meio em que se está inserido. Com os projetos, além de impactarmos diretamente a vida das pessoas, contribuímos para a formação de cidadãos socialmente responsáveis, beneficiando todas as pontas das atividades”, salienta Rachel Ballardin, diretora da UniRitter.

O projeto ArqUrb Comunidades, por exemplo, foi realizado junto aos moradores dos entornos dos três campi da instituição, chamando a atenção para o direito de acesso à cidade por meio de ações participativas e práticas relacionadas à cidadania, moradia de qualidade, lazer, educação, saúde, meio ambiente e tudo o que a cidade deve oferecer a todos. Outro destaque ficou com o projeto Alfabetização e Letramento Digital, o qual ofereceu capacitação básica em informática para trabalhadoras domésticas.

O Jovem Tech, por  sua vez, capacitou jovens da Grande Cruzeiro em Tecnologia da Informação. O programa de incentivo à cultura de inovação impactou 100 alunos, formando-os para ingressarem em estágios e conectando-os ao ambiente acadêmico com trilhas de cidadania digital e mercado de trabalho que ensinaram introdução ao mundo digital e ao pensamento computacional; lógica básica e raciocínio lógico e computacional; desenvolvimento de jogos e aplicações a partir de ferramentas lúdicas de programação. Com o sucesso do projeto, houve a abertura de novas turmas em 2023, além da ampliação para os campi FAPA e Canoas.

Todos os projetos mencionados receberam continuidade neste ano. Entre os parceiros que contribuíram para as práticas estão Prefeitura de Porto Alegre, Central Única das Favelas RS (CUFA), Cootravipa, ONG Themis e EPTC. Entre os 41 realizados estão, ainda, serviços prestados continuamente, como atendimentos gratuitos nas áreas de Psicologia, Fisioterapia, Nutrição, além de assistência Jurídica e do Núcleo de Apoio e Assessoria a Refugiados e Imigrantes, que auxilia na regularização e documentação para os cidadãos.

Confira o documento completo em:https://www.uniritter.edu.br/responsabilidade-social/#balanco_social