Gaúcho que trabalhou na infância para compor renda da família conquista validação do diploma nos Estados Unidos

20 / Março / 2024

Felipe Staczak, enfermeiro formado na UniRitter, tem história de superação que envolve atividades com carroça e venda de churrasquinho antes de ter a vida transformada pelo Ensino Superior

Foi por meio da educação que Felipe Staczak viu sua vida se transformar. E não foram poucas as mudanças pelas quais ele passou. De origem humilde, começou a trabalhar cedo, ainda na infância, por necessidade, ajudando a completar a renda da família, composta por ele, dois irmãos e a mãe. Para isso, vendia, nas ruas de Canoas, frutas e verduras fresquinhas buscadas de carroça na Ceasa-RS. Quando jovem, no contraturno da escola, trocou o produto oferecido e passou a comercializar churrasquinhos. Apesar da necessidade dos trabalhos informais imposta pela sua condição social, deixar os estudos nunca foi uma opção para Staczak, decisão que fez diferença para melhorar sua condição.

“Minha mãe sempre me falou que a única forma de conseguir melhorar a nossa vida é pela educação”, conta Felipe ao explicar por que nunca desistiu da escola apesar do cansaço. A inspiração de Staczak na matriarca da família, Maria Torrada, vai além de meramente não largar os estudos. Foi cuidando dela no enfrentamento de um câncer, cuja batalha se encerrou em 2023, que o jovem notou sua aptidão aos cuidados em saúde e decidiu ser enfermeiro.

Formado em 2019, na primeira turma de Enfermagem do campus Canoas da UniRitter, Staczak estruturou sua carreira no Rio Grande do Sul, com experiência no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e abertura de clínica própria. Agora, o anseio de crescimento constante o levará a ultrapassar fronteiras e vivenciar um novo ciclo fora do Brasil. O enfermeiro teve seu diploma validado nos Estados Unidos e já estuda algumas propostas de emprego em território norte americano, onde pretende utilizar os conhecimentos científicos aprendidos durante a formação. “É muito gratificante perceber o quanto o ensino recompensa. Com o crescimento que os estudos me proporcionaram estou tendo a oportunidade de ajudar a minha família a ter uma realidade diferente da que eu tive. Foi muito bom, também, ter recebido a validação dos documentos enquanto minha mãe estava viva. Ela foi responsável por tudo isso e conseguiu testemunhar todo o processo”, lembra.

Palestra na universidade que o formou

Recentemente, Felipe Staczak rememorou o tempo de formação. Dessa vez, ao invés de sentar para assistir às aulas dos professores, comandou a atividade tendo os docentes como público. A convite da UniRitter, ele contou a sua história de superação para os professores antes do começo do semestre letivo. Ele descreveu que ficou feliz em poder voltar à instituição de ensino para retribuir a motivação que recebeu ao longo de sua trajetória acadêmica. “Aproveitei para lembrá-los da relevância do trabalho deles nas vitórias pessoais dos alunos e suas famílias”, comentou.

A palestra na UniRitter teve como tema a importância de manter os estudantes engajados durante o decorrer do curso. Segundo Staczak, “por mais difícil que seja a realidade do aluno fora da universidade, os professores cumprem um papel de inspiração que por vezes nem ficam sabendo”.

Felipe destacou ainda o diferencial que enxerga no papel dos docentes da área de ciências da saúde, “o bom ensino é capaz de mudar não só a vida de estudantes, como de pacientes e da sociedade toda”, completa.