Conexão UniRitter primeira edição: a cidade, seus espaços e configurações

Conexão UniRitter primeira edição: a cidade, seus espaços e configurações

10 / Agosto / 2018

Professor doutor Wilson Ribeiro dos Santos Jr palestrou sobre a espaços públicos nas grandes cidades.

Com o tema, “Desafios Urbanos do Século XXI: a ressignificação dos espaços públicos das grandes cidades”, o professor doutor Wilson Ribeiro dos Santos Jr., coordenador da Área de Arquitetura, Urbanismo e Design da CAPES e Professor do Programa de Pós-Graduação em Urbanismo – PUC-Campinas, estreou na noite de ontem (09/8), a programação do Conexão UniRitter.

O evento, promovido pelo Mestrado em Arquitetura e Urbanismo, Mestrado em Design e Faculdades de Arquitetura e Urbanismo e Design, ocorreu no Campus Zona Sul. O reitor da UniRitter, Prof. Germano Schwartz , destacou a proposta da iniciativa: “Une aprendizado, a integração e o compartilhamento de experiências, conectar pontos na academia afim de que o todo faça parte do conjunto.”

Também estiveram presentes a Profa. Débora Quaresma, gerente da Escola de Comunicação, Educação, Moda, Artes e Design, Profa. Anna Paula Canez, coordenadora do Programa de Pós-Graduação e do Mestrado em Arquitetura e Urbanismo e o Prof.Miguel Farina, coordenador do curso de graduação em Arquitetura e Urbanismo da UniRitter.

Para o prof. Márlon Calza, coordenador que esteve à frente da organização da atividade, o encontro estimulou uma reflexão necessária sobre a função como designers, arquitetos, professores e, pincipalmente, pesquisadores. “Buscamos promover a integração entre os docentes, alunos e a valorizar ainda mais a prática de pesquisa na instituição, celebrando o início do semestre e novas perspectivas de objetos de estudos.”

“ Essa palestra resulta do meu envolvimento com estudos da metrópole e, na essência, de como tratar do ponto de vista acadêmico ( reflexão intelectual) e do ponto de vista profissional , de arquiteto e urbanistas e designers com aquilo que pode reestruturar as cidades”.
Durante a apresentação, o professor doutor Wilson Ribeiro dos Santos Jr abordou o fenômeno das grandes concentrações urbanas no século XXI, o conceito de megacidades e as determinações de territórios metropolitanos contemporâneos, como megalópoles, corredores urbanos e cidades-região. Também demonstrou em gráfico a proporção da população urbana e rural, em um comparativo entre Brasil, Nigéria e Índia.

Entre os temas em destaque, o professor doutor Wilson Ribeiro dos Santos Jr abordou o fenômeno das grandes concentrações urbanas no século XXI, aspectos de mobilidade, o conceito de megacidades e as determinações de territórios metropolitanos contemporâneos, como megalópoles, corredores urbanos e cidades-região. Também demonstrou em imagens a proporção da população urbana e rural, em um comparativo entre Brasil, Nigéria e Índia.

A cada edição, o Conexão UniRitter destacará, por meio de palestras ou bate-papos, temas contemporâneos interligados por um movimento constante no sentido de gerar conteúdo e reflexão.