UniRitter participa de noite de solidariedade e apoio ao WimBelemdon

UniRitter participa de noite de solidariedade e apoio ao WimBelemdon

30 / Junho / 2017

Alunos da Gastronomia ajudaram a preparar evento que teve como objetivo arrecadar fundos para o projeto social.

A noite do dia 27/06 foi de muita gastronomia e divulgação do projeto WimBelemDon que, através do tênis, auxilia crianças e adolescentes em vulnerabilidade social na Zona Sul de Porto Alegre. O jantar beneficente “Ué?! SOPA!”, que aconteceu nos salões da Associação Leopoldina Juvenil, além de contar com a participação do violinista, humorista e compositor Hique Gomez e dos chefs Helena Rizzo (eleita a melhor chef do mundo pela revista Restaurant 2014), Lucas Corazza, Marcelo Gonçalvez, Marcelo Shambeck e Neka Menna Barreto, contou, também, com a UniRitter, que, como uma das apoiadoras do evento, colocou à disposição dos chefs a estrutura dos laboratórios da universidade para a realização das sobremesas. Os alunos do curso também participaram, auxiliando na montagem dos pratos e organizando os serviços de mesa oferecidos aos convidados.

Com apenas utensílios de cozinha, como colheres e panelas, Hique Gomez abriu o jantar beneficente com muita música, direcionando-se até o local em que estavam sendo preparadas as sopas, no meio do salão, que já contava com, aproximadamente, 400 pessoas. Após apresentar o projeto e a sua importância para a comunidade, Hique convidou os atuais e ex-alunos do WimBelemDon, os renomados chefs e um dos embaixadores do projeto, o ex-tenista Thomaz Koch, para subirem ao palco.Em seguida, os ex-alunos Jaleska Mendes e Leonardo Baltazar falaram sobre as suas experiências e defenderam a importância dos patrocinadores continuarem auxiliando o crescimento da equipe. “O projeto precisa continuar recebendo ajuda externa para que mais crianças possam sentir o que eu sinto, sabendo que fui um integrante da família WimBelemDon”, afirmou Leonardo. Jaleska enfatizou, também, que a iniciativa, além de se preocupar em ensinar o esporte, oferece oficinas de aprendizado. “Além do tênis, temos oficinas de português, matemática, cinema e artes, e esses são um dos principais pontos que fazem o projeto ser mais do que um projeto, ser uma família”, concluiu.

Após, o embaixador do WimBelemDon, Thomas Koch, retomou os pontos elencados e afirmou que o projeto está passando por dificuldades financeiras. “Assim como em qualquer esporte, o jogo só acaba depois do último minuto”, finalizou, ressaltando que acredita na reversão desse quadro. Além disso, foi apresentado nos telões um vídeo, gravado pelo tenista Bruno Soares, também embaixador do projeto. “Me sinto muito honrado em poder fazer parte de algo tão importante quanto o WimBelemDon que, por meio do esporte, auxilia crianças tão vulneráveis”, afirmou. Em seguida, Hique finalizou as apresentações e deu prosseguimento ao evento.
O idealizador do projeto, Marcelo Ruschel, falou sobre a importância do WimBelemDon na vida das crianças e adolescentes da Zona Sul de Porto Alegre. “O nosso maior departamento não é o tênis, e sim a psicologia. Além das aulas, eles participam de grupos operativos de psicologia, como a do esporte”, afirmou, e concluiu: “Temos o intuito não de formar grandes tenistas, mas sim bons cidadãos”. A renomada chef Helena Rizzo falou, também sobre a importância da educação na vida das crianças. “A coisa mais importante do mundo é a educação, e nisso o WimBelemDon não falha! Eles fazem um trabalho fantástico e eu me sinto lisonjeada em poder participar de uma causa tão nobre quanto esse projeto”, revelou.
Além da participação dos grandes nomes da culinária brasileira, os alunos do curso de Gastronomia da UniRitter estiveram presentes em grande número e realizaram o preparo dos pães que foram servidos no evento, além do serviço de mesas aos convidados. A professora do curso, Etiene Johannsen, mostrou-se bastante satisfeita com a produção dos alunos e falou sobre a importância de participar de eventos como esse. “Não me surpreende a UniRitter estar envolvida com projetos como o WimBelemDon. O curso de Gastronomia, principalmente, possui um trabalho super engajado com questões sociais, e nada mais justo que apoiar um jantar beneficente como esse”, afirmou. Quem também se mostrou muito feliz como a participação da UniRitter no evento foi o diretor da Escola de Ciências Humanas e Sociais, Marc Deitos. “Essa é uma nova ação, junto com os cursos da Gastronomia e da Agência INQ, para apoiar uma entidade que a gente acredita há tanto tempo. Foi incrível”, comemorou.

Ao final do evento, o violinista, humorista e compositor Hique Gomez que, além de cantar, fez a função de mestre de cerimônias, falou sobre a importância do WimBelemDon para as crianças e adolescentes que encontram-se em extrema carência no bairro Belém Velho e arredores. “Esses projetos são fundamentais para que a sociedade entenda quais são as necessidades básicas das crianças. Ali eles encontram não só professores, embaixadores e mantedores, e sim, uma família”, relatou, e ainda, ressaltou: ” A continuidade do WimBelemDon depende de pessoas que venham a eventos como o “Ué?!SOPA!” e conheçam a história dessas crianças com outros olhares”.

(Colaboração: Ana Carolina Barski/texto e Adriana Michelon/fotos/Agência INQ)