Campus FAPA da UniRitter receberá nova edição do Programa Jovem Tech

Campus FAPA da UniRitter receberá nova edição do Programa Jovem Tech

2 / Maio / 2023

Pela segunda vez no semestre, a UniRitter está ampliando o projeto Jovem Tech, que capacita, gratuitamente, na área da tecnologia, jovens de famílias de baixa renda. Após abrir a segunda turma e aumentar o currículo da primeira no campus Zona Sul, agora, a universidade também passa a oferecer o curso no campus FAPA. A novidade foi viabilizada a partir da parceria com a Cooperativa dos Trabalhadores Autônomos das Vilas de Porto Alegre (Cootravipa), que selecionou 30 alunos do entorno do campus, na zona norte da Capital. As aulas iniciam na quarta-feira, 3 de maio, e seguem até 29 de junho.

A capacitação dispõe de aulas presenciais, duas vezes por semana, ministradas por estudantes do curso de TI da universidade com a supervisão de docentes da instituição. As atividades são focadas em trilhas de conhecimento e conexão com o mundo universitário e o mercado de trabalho. Nos encontros, serão apresentados os seguintes conteúdos: introdução técnica de inserção ao mundo digital e ao pensamento computacional, lógica básica, raciocínio lógico e computacional e desenvolvimento de jogos e aplicações a partir de ferramentas lúdicas de programação, além de comunicação, desenvolvimento pessoal, trabalho em equipe e resolução de problemas.

Na primeira turma do projeto, que iniciou o curso em 2022 no campus Zona Sul, todos os estudantes completaram o semestre, índice que a instituição quer repetir com os jovens da zona norte “Por meio do programa, temos o intuito de contribuir para a inserção destes jovens no mercado de trabalho, especializando-os em uma área de muita demanda e que costuma enfrentar dificuldades de contratações. Estamos ansiosos para receber os novos alunos”, salienta Vinicius Cassol, professor de TI da UniRitter e coordenador do Jovem Tech no campus FAPA.

Com o Jovem Tech, a UniRitter reforça seu compromisso em gerar impacto social de relevância e desenvolver em seus alunos a responsabilidade social, a empatia e a participação ativa junto à comunidade. As aulas ocorrerão às quartas e quintas-feiras, no turno da tarde, inverso ao período de atividades escolares dos alunos.