UniRitter cria metaverso para simulação de atividades práticas de Odontologia

UniRitter cria metaverso para simulação de atividades práticas de Odontologia

27 / Janeiro / 2023

Dois cursos da UniRitter, de áreas aparentemente opostas, uniram-se para tirar do papel uma ideia que os aproxima. Com o objetivo de proporcionar conhecimento prático e teórico de uma maneira diferente, professores, coordenadores e alunos de Odontologia e Tecnologia da Informação criaram o Metaverso na Saúde, um ambiente virtual de aprendizado e experimentação seguro e escalável, no qual, por meio de tecnologias imersivas, os estudantes podem observar detalhes de maneira diferenciada, simular procedimentos clínicos por várias vezes, testar conhecimentos e interagir com modelos realistas.

“O metaverso extrapola o treinamento com manequins ou através de recursos audiovisuais, pois permite que os alunos realizem atividades em diferentes ângulos e escalas, podendo ampliar ou diminuir. É o momento de testar e mesmo de errar, deixando o aluno mais seguro para quando for praticar com pacientes. Além disso, é possível a identificação dos tipos de arcadas dentárias e simular procedimentos como restaurações e remoção de cárie”, pontua Nilton Alves, professor de Odontologia da UniRitter.

O trabalho permite a utilização simultânea do ambiente de pós-realidade. Com isso, diversos alunos conseguem interagir durante as práticas. Após a etapa de validação, que ocorre neste fim de ano acadêmico, serão desenvolvidas novas funcionalidades e trilhas de aprendizado, como implantes dentários e anestesia. Além disso, uma vez que o ambiente esteja pronto e funcional, não existem impedimentos para que quaisquer outros cursos possam se beneficiar da estrutura de simulação virtual, podendo se estender a experiências de Fisioterapia, Veterinária, Engenharia, Arquitetura e Direito, por exemplo.

“A principal dificuldade está na criação do ambiente virtual, por se tratar de uma tecnologia recente, e nos requisitos computacionais de hardware para sua utilização. Após concretizá-lo, os limites ficam por conta da criatividade e da disponibilidade de infraestrutura de TI”, explica Leonardo Amaral, professor da área de Tecnologia na UniRitter.

Inovação em educação

O Metaverso na Saúde faz parte da linha de frente da inovação em educação para atender a demanda de ensino atualizado que visa a formar um novo perfil profissional, sem barreiras físicas que limitem a capacitação de inovação dentro de suas áreas. O projeto foi desenvolvido ao longo de todo o semestre no Inova Lab, do campus Zona Sul da UniRitter, laboratório do Ânima Hub que tem o objetivo de catalisar e fomentar oportunidades de inovação e empreendedorismo de base tecnológica nas áreas do conhecimento de todo o Ecossistema Ânima.

Durante o período, foram realizadas as etapas de pesquisa, pré-projeto, projeto e prototipação. As próximas, envolvem contribuição científica, com publicação e participação em eventos. O projeto também será inscrito no concurso de empreendedorismo e inovação ‘Shark Hub’, etapas regional e nacional. “Integrar a possibilidade de uma aula ser ministrada dentro do metaverso, com experimentação, é algo inovador. E a possibilidade de estender este ambiente para os demais cursos é promissora. Estamos saindo à frente da tendência de se ter um ambiente único, onde alunos de todo o país interajam entre si através dos seus avatares, seja realizando procedimentos ou assistindo”, afirma a diretora da UniRitter, Rachel Ballardin.