UniRitter promove projeto de capacitação profissional em pintura para mulheres de comunidade em Porto Alegre

9 / Maio / 2023

A UniRitter realizará, em parceria com a Sherwin-Williams, empresa do setor de construção com foco em produção, distribuição e venda de tintas, a partir de 10 de maio, a primeira edição do Elas em Cores. O objetivo é oferecer um ambiente de aprendizado para as mulheres das comunidades do entorno do campus Zona Sul da instituição, capacitando-as na área de pintura e possibilitando uma oportunidade de trabalho e melhoria na qualidade de vida. O projeto também conta com a parceria da União de Vilas da Grande Cruzeiro e Associação de Mulheres Solidárias da Grande Cruzeiro, que auxiliarão no processo de inscrição e aprendizagem das alunas.

“É uma honra para a Sherwin-Williams poder participar desse projeto junto à UnIRitter. Nossa intenção é contribuir para o conhecimento, profissionalização e inserção destas mulheres no mercado de trabalho da construção civil e da pintura”, salienta Paola Furtado, gerente comercial da empresa no Rio Grande do Sul.

Nas aulas, sempre às quartas-feiras, elas serão capacitadas para o reconhecimento de materiais, técnicas, aplicação da pintura e comercialização dos produtos. Serão abordados temas como tipos de tintas, superfícies e aplicações, edificações e materiais voltados para acabamentos e construção civil e, ainda, preparação para o mercado de trabalho com foco em carreira, currículo, entrevista de emprego e geração própria de renda.  Serão dez encontros na universidade, ministrados por professores da UniRitter e técnicos da Sherwin-Williams, mais atividades práticas de vendas em lojas. Os materiais para as ações práticas de pintura serão disponibilizados pela Sherwin-Williams.

“O curso oferecerá capacitação para o mercado de trabalho e também proporcionará autonomia para as mulheres aplicarem os conhecimentos em suas próprias casas e na comunidade, gerando bem-estar nos ambientes em que passam boa parte do tempo”, explica Lívia Falcão, professora de Arquitetura da UniRitter e coordenadora educacional do projeto.

A iniciativa é mais uma dentre as que visam possibilitar a integração da universidade com a comunidade do seu entorno e reforça o compromisso da UniRitter em gerar impacto social de relevância, além de fortalecer a economia circular da região e a qualidade de vida das participantes. “Esse primeiro módulo será um piloto do projeto, mas a ideia é expandir para os próximos semestres, buscando mais parcerias e ampliando o número de participantes”, complementa Lívia.