Iniciação científica da UniRitter campus FAPA realiza saída de campo

Iniciação científica da UniRitter campus FAPA realiza saída de campo

10 / Junho / 2023

O professor do curso de Ciências Biológicas da UniRitter, Marcos Dums, juntamente com o estudante de Biomedicina, Vitor do Amaral Poletti, e o estudante Ciências Biológicas, Ronald Maiato, estiveram nos dias 03 e 04 de junho, executando a fase de campo do projeto de iniciação científica intitulado “O descarte irregular de plásticos no meio ambiente e seu impacto na dieta dos animais”, A ação tem tem como objetivo investigar como o descarte incorreto de plástico afeta a fisiologia dos animais impactados.

As coletas dos materiais ocorreram no Balneário Quintão, no litoral do Rio Grande do Sul, e os alunos tiveram a oportunidade de vivenciar a busca ativa pelos materiais plásticos presentes no meio ambiente e nos materiais biológicos dos animais que vivem e são impactados pelos mesmos na região.A saída de campo envolve uma série de habilidades práticas, como navegação, coleta de amostras, registro de dados em campo e identificação de espécies. Essas habilidades são valiosas não apenas para a pesquisa, mas também para futuras carreiras.

“Em resumo, a saída de campo desempenha um papel crucial na coleta de material para a iniciação científica, fornecendo uma abordagem prática e contextualizada para a investigação. Ela permite que os estudantes de pesquisa obtenham experiência direta e valiosa que complementa o aprendizado teórico e contribui para o avanço do conhecimento científico”, afirma Marcos Dums.

O material coletado agora segue pela fazer de triagem no Centro de Iniciação Científica da UniRitter e os dados serão publicados em forma de artigos científico assim que finalizados.