UniRitter promove capacitação tecnológica gratuita para jovens da CUFA
 

Matéria

UniRitter promove capacitação tecnológica gratuita para jovens da CUFA

9 / Setembro / 2022

O Jovem Tech, iniciativa que começa suas aulas nessa segunda-feira, 12 de setembro, é uma parceria entre instituições para aproximar moradores de comunidades da tecnologia e do mundo digital.

O Jovem Tech UniRitter começa suas atividades nesta segunda-feira, dia 12 de setembro, que seguem até dia 06 de dezembro. O projeto está sendo feito em parceria com o Ânima Lab Hub, o Campus Zona Sul da instituição, a Prefeitura Municipal de Porto Alegre, a Central Única das Favelas – CUFA e a comunidade Grande Cruzeiro. A iniciativa, que terá encontros presenciais em segundas e terças-feiras, visa aproximar os moradores da comunidade da tecnologia e do mundo digital através de aulas ministradas por alunos tutores e docentes da Ânima Educação. Com isso, terá foco em trilhas de capacitação em conexão com o mundo universitário e o mercado de trabalho. 

Samara Leal, gestora do Ânima Lab HUB, destaca que o projeto tem um impacto social extremante relevante na comunidade. “Com essa parceria conseguimos levar oportunidades aos jovens através da educação e na área de TI. Já que essa é uma especialização com muita demanda, mas que está vivenciando dificuldades na captação de mão de obra. Além disso, o projeto ainda desenvolve nos alunos da instituição a responsabilidade social, empatia e ressignifica o sentido de utilidade e participação na sociedade”, analisa. 

As aulas que serão ministradas aos jovens da CUFA, junto à comunidade Grande Cruzeiro, serão focadas no desenvolvimento da cidadania digital e na inserção de pessoas para atuarem na área de TI, seja como formação acadêmica ou profissional.  

A capacitação acontecerá a partir conteúdos que envolvem introdução técnica de inserção ao mundo digital e ao pensamento computacional, lógica básica, raciocínio lógico e computacional, e desenvolvimento de jogos e aplicações a partir de ferramentas lúdicas de programação. Outra característica do projeto é trabalhar as soft skills, como: comunicação, desenvolvimento pessoal, trabalho em equipe, resolução de problemas, etc. 

Conheça mais sobre o projeto AQUI