Estudantes de Relações Internacionais da UniRitter participam de Congresso Acadêmico sobre Defesa Nacional

5 / Setembro / 2022

Estudantes de Relações Internacionais e integrantes do LEDS (Laboratório de Estudos em Defesa e Segurança) da UniRitter participaram, entre os dias 29 de agosto a 02 de setembro, do XVII Congresso Acadêmico sobre Defesa Nacional (CADN), na Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), em Rezende, Rio de Janeiro.

O evento é promovido e custeado pelo Ministério da Defesa com o objetivo de estimular a interação entre alunos e professores das escolas militares e das Instituições de Ensino Superior (IES) civis, despertando nos congressistas o interesse por temas relacionados à segurança e à defesa nacional. Com isso, contribuindo para a difusão dos assuntos de defesa no âmbito da sociedade brasileira.

A seleção para participação ocorreu mediante o envio de um artigo científico, conforme Edital divulgado pelo Ministério da Defesa. O artigo submetido, aprovado e apresentado no Congresso pelos estudantes de Relações Internacionais da IES é intitulado “A propulsão hipersônica como um programa estratégico de defesa do Brasil: o projeto 14X” e foi escrito por Guilherme  Schaurich, Laura Haas Noal, Jean Luc Flores Linchim, Stephanie Madeira Gomes e Giovanna Bertoli Cassa. A equipe foi orientada e acompanhada no evento pelo professor do curso João Gabriel Burmann da Costa.

O Congresso contou com diversas palestras relacionadas à defesa nacional, ao entorno estratégico brasileiro e aos projetos das Forças Armadas, exposição de material de emprego militar e a apresentação e discussão dos artigos acadêmicos.

Para o estudante Guilherme Schaurich, participar do evento foi gratificante e uma oportunidade única. “O evento significou uma perfeita oportunidade para descontruir todos os estereótipos que se possui em relação aos militares, uma perfeita oportunidade para conhecer suas rotinas, relacionamentos e ideais. Foi uma experiência única, para expandir nossos conhecimentos em relação entre o civil e o militar, os diversos serviços militares prestados à sociedade, as diversas áreas de cooperação com o civil em projetos estratégicos e muito mais. Em resumo, participar do CADN foi uma das coisas mais gratificantes que já fiz.”

A aluna Laura Haas Noal relata que voltou do Rio de Janeiro com outra percepção sobre rotinas e planejamentos militares. “Com certeza o maior aprendizado foi sobre a perseverança, dedicação e amor dos Cadetes. Os relacionamentos cultivados na semana com pessoas de todo canto desse Brasil continental ficam marcados na memória e no coração pra sempre! Foi uma oportunidade única, e o conhecimento adquirido influenciará toda nossa jornada como internacionalistas!”

O Laboratório de Estudos em Defesa e Segurança, projeto do curso de Relações Internacionais, segue para a sua quarta participação no Congresso, nos anos de 2016, 2018, 2019 e agora em 2022 (pós-pandemia).