Alunos da UniRitter vencem hackathon audiovisual por combate à sífilis

Alunos da UniRitter vencem hackathon audiovisual por combate à sífilis

21 / Setembro / 2022

Grupo foi premiado com período imersivo de 30 dias para estudar criação de conteúdos audiovisuais na Espanha

A equipe representante da UniRitter levou o primeiro lugar no RECsífilis, um hackathon audiovisual idealizado pelo Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (LAIS/UFRN), em parceria com a Universidade Complutense de Madrid (UCM), no âmbito do Projeto Sífilis Não. O time formado por Ana Godoy, Daniele Espinosa e Pedro Castello, estudantes de Publicidade e Propaganda, venceu outras nove equipes de todo o Brasil, e como prêmio ganhou um período imersivo de 30 dias para estudar criação de conteúdos audiovisuais na Espanha.

O hackathon é uma maratona tecnológica para resolver um problema dentro de uma dinâmica competitiva. Apesar de remeter a programação, também pode ser uma estratégia usada para aguçar a criatividade dos participantes, de maneira desafiadora e divertida, com o objetivo de desenvolver soluções inovadoras que atendam a um fim específico. Durante três dias, de sexta (16) a domingo (18), foram criados dez produtos audiovisuais relacionados à infecção sexualmente transmissível (IST), com roteirização, gravação e edição dos materiais.

O vídeo vencedor, intitulado ‘Sífilis: uma trend a não ser seguida’, garantiu aos alunos da universidade gaúcha a experiência no Centro de Apoyo a la Investigación de Creación de Contenidos Audiovisuales y Digitales para la Investigación y la Docencia, na Espanha.

Segundo Ana Godoy, vencer o hackathon possibilitará uma troca importante de conhecimentos, com pessoas de perspectivas diferentes. “É uma oportunidade gigantesca. Para nosso caso, que estamos numa faculdade particular e que, via de regra, trabalha numa perspectiva mais voltada para o mercado, poder participar de um evento como este, que foca na comunicação pública, foi de uma importância tremenda. Nunca entrei na universidade pensando na parte mercadológica, sempre quis comunicar para poder ajudar os outros. Por meio da comunicação e da criatividade a gente consegue atingir e fazer diferença na vida das pessoas”, disse.

Confira o vídeo vencedor: youtu.be/nDI-GhL9PW4.