Detalhe de fundo

Confira o passo a passo de

Como garantir sua vaga

  • inscreva-se

    Inscreva-se com o ENEM

    Selecione a forma de ingresso "Enem".

  • prepare

    Faça seu cadastro

    Coloque seus dados e Escolha a modalidade e o curso.

  • confira

    Forma de ingresso

    Ao selecionar sua forma de ingresso, opte por “Enem”.

  • faca

    Faça sua Matrícula

    Nossa equipe entrará em contato para fechar sua matrícula.

Área do Candidato

Acompanhe aqui os editais, inscrições, resultados e outros documentos.

Acessar

Perguntas Frequentes

  • 1) Até quando posso usar a minha nota do Enem para ingressar na UniRitter?

    Você pode utilizar a nota do Enem dos exames dos 10 (dez) anos anteriores. Desta forma, podem ser utilizadas as notas dos exames a partir de 2013.

  • 2) Como surgiu o Enem e como ele funciona?

    O Exame Nacional do Ensino Médio surgiu no ano de 1998 e, inicialmente, seu principal objetivo não era oferecer uma vaga em uma instituição de ensino superior. Mas, sim, ver o desempenho dos estudantes e avaliar a escola em si.

    Depois de muitas mudanças, o Enem se tornou o melhor método para avaliar um aluno que sai do Ensino Médio e está em busca de uma vaga no Ensino Superior. A partir de questões das disciplinas obrigatórias e uma redação, é concedida uma nota ao estudante e, com ela, ele busca uma vaga nas instituições e cursos que o interessam.

    Dessa forma, a prova serve como forma de ingresso em instituições de ensino públicas e privadas de todos os cantos do Brasil. Além disso, o exame também permite o acesso a programas do governo, como Sisu, ProUni e Fies, que são a oportunidade para milhões de brasileiros realizarem o sonho da graduação.

    Em 2020, o Enem atingiu 5,8 milhões de inscritos. Até hoje, o recorde foi obtido em 2014 quando 8,7 milhões de candidatos se inscreveram.

    As provas vêm acontecendo, em suma, durante o mês de novembro. E, desde 2017, o exame ocorre em dois domingos consecutivos. Em janeiro e fevereiro de 2021 será aplicado pela primeira vez o Enem Digital, onde mais de 96 mil participantes farão a prova em computadores disponibilizados no local de aplicação do exame.

  • 3) Como é composta a prova do ENEM?

    A prova do Enem é formulada por alguns dos melhores professores do país durante todo o ano letivo. Ela abrange as disciplinas obrigatórias do Ensino Médio, além de atualidades e questões interpretativas da sociedade.

    A principal diferença do Enem para um vestibular comum é que os testes são interdisciplinares e não divididos por matérias. Portanto, não existe um caderno de física e outro de química, por exemplo. Em vez disso, essas disciplinas integram o caderno de ciências da natureza e suas tecnologias.

    Confira abaixo como as provas são divididas por dia:

    No primeiro domingo, o aluno precisa resolver questões de duas áreas. Também é o dia em que se tem a redação. Por esse motivo, o candidato conta com 5h30 de duração da prova.

    I) Ciências Humanas e suas Tecnologias: Geografia, História, Filosofia e Sociologia
    II) Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação: Língua Portuguesa, Língua Estrangeira (o aluno escolhe entre inglês e espanhol), Artes e Educação Física.

    No segundo domingo, o candidato resolverá questões das áreas exatas e biológicas e conta com 5h para concluir a prova:

    I) Ciências da Natureza e suas Tecnologias: Química, Física e Biologia.
    II) Matemática e suas Tecnologias.

  • 4) Quem pode fazer o Enem?

    O Enem pode ser feito por qualquer aluno que já tenha concluído o Ensino Médio ou que esteja em formação. Alunos de primeiro e segundo ano são chamados de treineiros, já que eles não concorrerão às vagas. Inclusive, até as datas dos resultados da prova deles são diferentes.

    Inscritos em situações específicas (como portadores de deficiência, pessoas com problemas de saúde, dificuldades de locomoção e detentos) recebem atendimento especializado e específico de acordo com as regras descritas no edital do Enem.

  • 5) Por que devo fazer o Enem?

    Se você quer entrar em uma instituição de ensino superior, o Enem é o melhor método. Atualmente, ele não só oferece vagas diretas por meio do Sisu para universidades estaduais e federais, como também facilita o acesso a universidades particulares e bolsas de estudo.

    Não à toa, o Enem se tornou o principal vestibular do Brasil nas últimas décadas.

 
IlustraçãoIlustração
 

A UniRitter

Com 50 anos de tradição, a UniRitter se destaca pela qualidade da educação e por transformar seus estudantes e educadores em profissionais capacitados para se adequar e transformar as demandas da sociedade, sempre atentos às questões socioambientais e de diversidade.

  • Inovação

    Inovação

    Cursos inovadores, que antecipam as tendências de mercado e criam novos padrões educacionais.

  • Qualidade Acadêmica

    Qualidade Acadêmica

    Destaque nas avaliações do MEC com nota máxima em grande parte de nossos cursos.

  • Infraestrutura

    Infraestrutura

    Padrão internacional em todas as salas de aula, laboratórios e bibliotecas.

Qualidade de Ensino
Ecossistema Ânima Educação

Somos um dos maiores e mais relevantes grupos de educação do Brasil, transformando o país pela educação.

Saiba mais