Comemoração dos 40 anos da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UniRitter
 

Matéria

Comemoração dos 40 anos da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UniRitter

16 / Setembro / 2016

Conferência Magna recebeu o arquiteto chileno Alejandro Aravena.

O arquiteto chileno Alejandro Aravena ministrou uma conferência interativa a última quarta-feira (15/09), evento especial que marcou a comemoração dos 40 anos da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da UniRitter .
O evento, que ocorreu no Campus Zona Sul, também foi transmitido para os demais campi da UniRitter (FAPA e Canoas) e contou com a presença de autoridades, como do prefeito José Fortunati, e representantes da área.


A importância histórica do curso para a instituição e à sociedade foi ressaltada pela coordenadora da Faculdade, Maria Fátima Beltrão, e pela reitora da UniRitter, Laura Frantz: “Essa é uma faculdade de muitas conquistas e cuja história se mistura com a de Porto Alegre. Se pensarmos que estamos há 40 anos formando arquitetos que estão trabalhando pelo mundo afora e que muitos desenham a paisagem da nossa cidade, é motivo de muito orgulho e alegria. São os professores e alunos que irão nos ajudar a desenhar os próximos 40 anos”.


Durante a palestra, Aravena falou sobre suas estratégias, parcerias e planos de expansão. Também destacou o processo de elaboração de um projeto, que deve ser interativo, além de pensar na forma e no conforto. “Se algum poder tem a arquitetura é o de síntese”, frisou.

Diretor da 15ª Bienal de Veneza 2016, o chileno Alejandro Aravena foi ganhador do Prêmio Pritzker 2016 (maior prêmio internacional de arquitetura) pela criação do projeto elemental de habitação popular em Constitución, no Chile. O profissional é conhecido por diversos projetos na área de arquitetura para instituições de educação e pelo debate de questões relativas à sustentabilidade.