Como funciona
O ProUni, criado pelo Governo Federal, tem o objetivo de conceder bolsas de estudo integrais em cursos de graduação e sequenciais de formação específica. O programa conta com um sistema de seleção informatizado e impessoal, que confere transparência e segurança ao processo. Os candidatos são selecionados pelas notas obtidas no ENEM – Exame Nacional do Ensino Médio, desse modo, reconhece os estudantes com melhores desempenhos acadêmicos.

Quais são os requisitos necessários?
Poderá se inscrever aos processos seletivos do ProUni somente o estudante brasileiro não portador de diploma de curso superior que tenha participado do Exame Nacional do Ensino Médio – Enem.
Ter nota mínima de 450 pontos e não ter zerado a redação.
Não possuir vínculo com Instituições Federais de Ensino Superior (IFES).
Ter cursado o ensino médio integralmente em instituição privada, na condição de bolsista parcial da respectiva instituição ou sem a condição de bolsista.
Confira o passo a passo de
Como participar do ProUni 2022.2
1
Escolha seu curso
Confira a oferta, e o nome dos cursos e unidades que você encontrará na ficha de inscrição do PROUNI. Os dados estão exatamente iguais nesta tabela.
2
Portal Único de Acesso ao Ensino Superior
Acesse aqui o Portal do Prouni no MEC, entre os dias 01 de agosto até 05 de agosto de 2022, siga os passos e informe os dados que você levantou no passo anterior.
3
Acompanhe seu processo
Acompanhe seu processo seletivo e fique de olho no resultado de aprovação da chamada regular.
Confira informações do
ProUni
Processo Seletivo PROUNI 2022.2
As inscrições para o processo seletivo do Programa Universidade para Todos – Prouni referente ao segundo semestre de 2022 serão efetuadas em uma única etapa, exclusivamente pela internet, por meio da página do Prouni, no endereço eletrônico http://acessounico.mec.gov.br/prouni, no período de 1º de agosto de 2022 até as 23 horas e 59 minutos de 4 de agosto de 2022, observado o horário oficial de Brasília – DF
Comprovação das Informações:
O candidato pré-selecionado receberá por meio eletrônico, no endereço cadastrado na ficha de inscrição, um comunicado constando todas as informações a respeito da entrega da documentação que comprovem as informações prestadas na ficha de inscrição.Primeira chamada: de 9 a 17 de agosto de 2022.
Segunda chamada: de 22 a 31 de agosto de 2022.LISTA DE ESPERA
Para participar da lista de espera do Prouni, o CANDIDATO deverá manifestar seu interesse por meio da página do Prouni na internet, no endereço eletrônico http://acessounico.mec.gov.br/prouni, nos dias 5 e 6 de setembro de 2022.
A lista de espera estará disponível no Sisprouni para consulta pelas IES e pelos CANDIDATOS no dia 9 de setembro de 2022.
Os CANDIDATOS que tenham manifestado interesse em participar da lista de espera do Prouni deverão comparecer às IES e entregar a documentação pertinente ou encaminhá-la por meio virtual/eletrônico para comprovação das informações prestadas na inscrição e participação em eventual processo seletivo próprio da instituição, quando for o caso, no período de 10 a 16 de setembro de 2022.
O registro no Sisprouni da aprovação ou reprovação do CANDIDATO pré-selecionado em lista de espera do Prouni e a emissão do respectivo Termo de Concessão de Bolsa ou Termo de Reprovação deverão ser realizados pelas IES no período de 19 a 28 de setembro de 2022.
Bolsa Remanescente: a divulgar de acordo com Edital do MEC.
Site: https://acessounico.mec.gov.br/prouni
Telefone do MEC: 0800-616161Resultados dos candidatos pré-selecionados
A lista dos estudantes PRÉ-SELECIONADOS será divulgada pelo MEC no site do processo seletivo (http://acessounico.mec.gov.br/prouni) nas seguintes datas:
- Primeira chamada: 9 de agosto de 2022.
- Segunda chamada: 22 de agosto de 2022
- Lista de Espera: 9 de setembro de 2022.
- Bolsas Remanescentes: a divulgar
Relação de Documentos PROUNI
Edital
Acesse aqui o edital deste semestre.
Entrega da documentação - Passo a passo
A entrega da documentação é realizada por encaminhamento virtual/eletrônico, através do link: https://form.jotform.com/221986357058669.
O candidato pré-selecionado deverá enviar de forma legível e extensão PDF, todos os documentos próprios, e de seu grupo familiar de acordo com o Checklist acima, para comprovação das informações prestadas em sua inscrição junto ao MEC. Não serão aceitos documentos incompletos, rasurados, ilegíveis ou recortados.
Após o envio da documentação, aguarde o retorno da nossa equipe de atendimento.
Conforme o disposto o candidato deverá apresentar “quaisquer outros documentos que o coordenador do ProUni eventualmente julgar necessários à comprovação das informações prestadas pelo estudante, referentes a este ou aos membros de seu grupo familiar”. (Portaria Normativa Nº 1, de 02 de Janeiro 2015, Art. 18 Item X).É de suma importância de que tenha ciência que o recebimento de sua documentação não caracteriza a aprovação, mas a mesma será submetida à avaliação por nossa equipe de atendimento.
IMPORTANTE! Os candidatos que enviarem a documentação incompleta no último dia, e/ou fora do horário em que é realizada a análise socioeconômica, não conseguirão finalizar o processo e estarão automaticamente reprovados por falta de documentos. Horário análise socioeconômica: 09h00 às 17h00.
Transfira-se
também com ProUni
Saiba mais sobre o processo de transferência externa
A Portaria Normativa N° 19, de 20 de novembro de 2008 do MEC, estabelece que o processo de transferências para bolsistas ProUni e de critério de cada instituição de ensino. O UniRitter já se encontra dentro do limite exigido pelo MEC, dessa forma não aceitaremos transferência externas de bolsas para o segundo semestre de 2022.
Manual do Bolsista (acesse aqui) Transferência.
O bolsista do Prouni poderá transferir a utilização da sua bolsa de estudo para outro curso afim e, ainda, que para turno, campus ou mesmo outra instituição de ensino.
Para que a transferência seja efetivada é necessário que:
- As instituições de origem e de destino estejam de acordo com a transferência;
- A instituição e o respectivo curso para o qual o estudante deseja se transferir estejam regularmente credenciados no Programa;
- Exista vaga no curso para o qual o estudante deseja se transferir.
O processo de transferência somente é considerado concluído após a formalização da aceitação do estudante pela instituição de ensino de destino, por meio da emissão do Termo de Transferência do Usufruto de Bolsa. Uma vez concluída a transferência, o prazo de utilização da bolsa passará a ser o prazo do curso de destino, subtraído o período utilizado e suspenso no curso de origem.
O procedimento de transferência de bolsa é de caráter interno das instituições de ensino envolvidas, efetivando-se no âmbito do Sisprouni, não cabendo intermediação do MEC.
Perguntas Frequentes
- 1) O que é ProUni?
O Prouni – Programa Universidade para Todos – é um sistema que faz concede bolsas de estudo integrais e parciais de 50% em instituições privadas de educação superior, em cursos de graduação e sequenciais de formação específica a estudantes brasileiros, desde que ainda não tenham diploma de nível superior.
- 2) Fiz o ENEM há 2 anos, posso tentar o ProUni?
Não. O Prouni só aceita a nota do Enem do ano anterior ao processo de concessão da bolsa.
- 3) Qual a menor nota aceita para solicitar o ProUni?
Sua nota tem que ser de no mínimo de 450 pontos e você não pode ter zerado a redação.
- 4) Posso solicitar o ProUni antes de concluir o ensino médio?
Não. É necessário ter cursado as 3 séries do ensino médio.
- 5) Existe algum critério sobre a escola de origem do ensino médio?
Existe sim. O Prouni é voltado para alunos que estudaram em escola pública, se for em escola particular precisa ter sido com bolsa de 100%.
- 6) O ProUni é concedido em caso de segunda graduação?
Não. O Prouni é exclusivo para quem não possui nível superior completo.
- 7) Trabalhador de universidades federais pode solicitar o ProUni?
Não. O candidato não pode possuir vínculo com Instituições Federais de Ensino Superior (IFES).
- 7) Como faço para participar do ProUni?
1) Acesse o sistema do Prouni e selecione 2 opções de curso da São Judas.
2) Se pré-selecionado, vá até a unidade escolhida para entregar seus documentos.
3) Deu tudo certo na matrícula? Se sim, é só aguardar o início das aulas na São Judas.