Jovem Tech da UniRitter conquista Prêmio Inovação no Ensino Superior

Jovem Tech da UniRitter conquista Prêmio Inovação no Ensino Superior

31 / Outubro / 2023

Realizado pela Semesp, terceira edição do evento contemplou o projeto com o primeiro lugar na categoria Ações Junto à Comunidade

Iniciado neste ano em Canoas, o Jovem Tech – projeto da UniRitter de capacitação tecnológica gratuita para jovens de famílias de baixa renda – conquistou a primeira colocação na categoria Ações Junto à Comunidade do 3º Prêmio Inovação no Ensino Superior, realizado pelo Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior no Estado de São Paulo (Semesp). A premiação ocorreu na sexta-feira (20), logo após o encerramento da votação online aberta ao público.

Desenvolvido em parceria com a Prefeitura Municipal e o Parque Canoas de Inovação (PCI), por meio das empresas Exatron, Novus e TKS, o Jovem Tech Canoas – assim como as edições dos campi FAPA e Zona Sul – tem como característica os incentivos à cultura de inovação e à capacitação inicial em Tecnologia da Informação. Na modalidade em que a UniRitter concorreu, foram avaliadas experiências inovadoras de reconhecido impacto para a resolução de problemas reais da sociedade e o uso da inovação para curricularização da Extensão Universitária.

O Prêmio Inovação no Ensino Superior visa estimular o desenvolvimento de experiências inovadoras em metodologias educacionais e em gestão educacional e de cursos nas instituições de ensino superior e mobilizá-las para tornar essas experiências públicas, com reconhecimento e premiação às Instituições de Ensino Superior (IES), aos professores e gestores educacionais pelos resultados obtidos.

Sobre o Jovem Tech Canoas

A qualificação busca profissionalizar estudantes de baixa renda interessados na área de Tecnologia da Informação. A primeira turma do projeto no município conta com 35 estudantes, de 17 a 23 anos, matriculados na rede pública de ensino e selecionados pela Secretaria Municipal de Educação. Durante o primeiro módulo, dividido em 24 encontros até dezembro, os estudantes recebem conhecimentos teóricos e práticos diretamente nos laboratórios da UniRitter. Ministradas por alunos do curso de TI da UniRitter, com a supervisão de docentes da instituição, as aulas abordam questões próprias da tecnologia, do universo digital e do pensamento computacional.