Marmita Solidária da UniRitter leva alimentos e carinho ao Instituto Dias da Cruz

23 / Setembro / 2019

Ação aconteceu na última quinta-feira (19) e contou com atividades nos turnos da tarde e noite.

A última quinta-feira (19) foi de muita solidariedade no Instituto Espírita Dias da Cruz, local onde foi realizada a Marmita Solidária. Com ações em nos turnos da tarde e noite, ao todo, os alunos da Universidade distribuíram cerca de 250 refeições.

A Casa do Pequenino, escola de Educação Infantil localizada no interior do Instituto Espírita Dias da Cruz, ganhou uma comemoração especial de aniversário. A tarde dos pequenos atendidos no local contou com bolos, cachorrinhos-quentes, pastéis e achocolatados.

As crianças também participaram da contação de histórias realizada pelo projeto de extensão Metamorfose. O projeto com atuação no Centro Comunitário Vila Orfanotrófio (Cencor), coordenado pela professora Luciana Schmidt do curso de Nutrição, promove trabalhos com crianças e adolescentes, com diferentes atividades, divulgação de informações, oferta de oficinas de panificações e dicas de nutrição. Outro projeto de extensão que participou da ação foi o Revivendo a Vida. As idosas da região da Grande Cruzeiro, participantes do projeto coordenado pela professora Denise Ceroni, cantaram para as crianças.

À noite, pessoas em situação de rua, que utilizam o albergue do local para pernoitar, também foram alimentadas, completando a segunda edição da ação Marmita Solidária. Eles ganharam um prato tipicamente brasileiro, composto de arroz, feijão, carne de panela com aipim, farofa e ovo cozido. Além disso, o albergue recebeu sabonetes produzidos pela Liga Acadêmica de Farmácia.

Os alimentos foram produzidos pelos alunos de Gastronomia na cozinha do campus FAPA, na véspera e no dia da Marmita Solidária, supervisionados por Moisés, que também coordena a ação com o apoio da professora do Curso de Gastronomia, Etiene Johannsen e da professora Wanessa Beheregaray, responsável pelo Núcleo de Extensão e Responsabilidade Social da UniRitter. Essa ação de extensão e responsabilidade social foi uma promoção do Vestibular Superação realizado pela UniRitter em 2019, o qual se baseia na vinculação dos alunos ingressantes a um trote solidário escolhido por eles.

“Poder proporcionar essa felicidade é gratificante. Estamos doando às pessoas o que elas mais necessitam: alimento e carinho”, salienta o professor Moisés Basso, coordenador do curso de Gastronomia da UniRitter, acrescentando que esta foi a primeira festa de aniversário da “Casa do Pequenino” com toda essa variedade de comidas. A creche completou 38 anos de fundação.

“A Marmita Solidária reforça o posicionamento de responsabilidade social que a UniRitter propõe a seus alunos. Participar de projetos que propagam o bem contribui para formação do profissional e do ser humano, e a universidade faz parte disso”, acrescenta Wanessa Beheregaray

“Foi bem emocionante. Ver uma realidade diferente do que a gente está acostumado e pessoas que não tem o que comer poderem experimentar a comida que nós fizemos com carinho, por mais simples que fosse o cardápio. Isso dá ainda mais prazer na hora de cozinhar”, destaca o estudante do primeiro semestre de Gastronomia, Gilson Machado da Silva.

Instituto centenário

Prestando serviços há 112 anos e com o objetivo de atender a necessidade de ajudar pessoas em condições vulneráveis, foi criado o albergue. O primeiro de Porto Alegre e que até o momento não fechou suas portas nenhum dia se quer. O serviço de acolhimento noturno ofertado é composto por banho, jantar, pernoite e café da manhã.

O albergue do Instituto Espírita Dias da Cruz tem capacidade de atender 100 pessoas, sendo estas 62 homens e 38 mulheres. Distribuídas desta forma, segundo a avaliação da instituição quanto ao perfil das pessoas que procuram o albergue, em sua maioria homens.

Criou-se também, em vista da necessidade da população, uma creche denominada de Escola de Educação Infantil Casa do Pequenino. Completando 38 anos de funcionamento, o espaço é oferecido para crianças de 5 meses até 6 anos de idade.

No local são disponibilizadas quatro refeições por dia, além do serviço de apoio, composto por uma nutricionista e uma assistente social. A instituição conveniada com a Secretaria Municipal de Educação de Porto Alegre(SMED) faz o gerenciamento do processo seletivo da Escola.

Crédito: Paula Fabyolla | Agência INQ