150 anos do Mercado Público é comemorado com bolo gigante feito por alunos e professores da Gastronomia

3 / Outubro / 2019

O doce de 3 metros de comprimento e aproximadamente 300 fatias foi servido à população que passava pelo local ao meio dia.

Para fazer o bolo gigante em comemoração aos 150 anos do Mercado Público de Porto Alegre, comemorados nesta quinta-feira (03), foram necessários 100 ovos, 5kg de açúcar, 4kg de farinha de trigo, 100g fermento químico, 3 litros de leite, 9 kg de doce de leite, 7 kg de chocolate meio amargo, 2 kg de nozes e 10 litros de creme de leite (nata).

O doce produzido por alunos do Curso de Gastronomia da UniRitter foi preparado na cozinha do campus FAPA. Com 3 metros de comprimento e aproximadamente 300 fatias, o bolo foi servido rapidamente à população logo após os parabéns.

Cerca de 30 alunos do curso participaram do preparo, que precisou de dois dias para ficar pronto. “É uma grande honra poder fazer parte deste momento histórico de celebração de um século e meio do Mercado Público, um grande símbolo da cidade e do Estado”, afirma o chef Moisés Basso, coordenador do curso de Gastronomia.

Parte da cultura da cidade, o Mercado Público é reconhecido pela variedade de produtos regionais, alimentícios, naturais, especiarias, restaurantes, artesanatos e artigos religiosos. Tombado como Patrimônio Histórico e Cultural de Porto Alegre desde 1979, o local abriga alguns dos estabelecimentos mais tradicionais da capital gaúcha.