International Office International Office
 

International Office

Como funciona

O International Office tem como missão intensificar o processo de internacionalização do ensino através do desenvolvimento de programas interculturais, que proporcionam o crescimento acadêmico da comunidade UniRitter. Esses programas possibilitam que os estudantes desfrutem de experiências internacionais dentro da instituição de ensino e no exterior.

Nosso trabalho consiste em uma série de atividades que vão desde a elaboração de acordos internacionais, a orientação para a mobilidade acadêmica, a criação de cursos em parceria com instituições estrangeiras, até o recebimento de estudantes e docentes de outras nacionalidades.

Estamos construindo uma rede de relacionamento com outros países, que busca envolver toda a comunidade acadêmica em prol da excelência, inovação e do desenvolvimento de competências globais, integrando experiência curricular e carreira.

E aí, ficou interessado(a)? Então confira as informações, e comece a planejar a sua jornada internacional!

International Office
Detalhe de fundo
  • Stay Home & Stay Updated

    Acompanhe as iniciativas internacionais que já aconteceram, e não perca as próximas.

    São diversos programas, inclusive para quem quer internacionalizar a carreira sem sair de casa.

    Momento Internacional

    Saiba mais sobre as oportunidades que o International Office oferece. Assista o Momento Internacional que realizamos para todos os estudantes do Ecossistema Ânima.

    Assista ao vídeo


    Programa de Mentoria Internacional

    Torne-se um profissional global (9/3)
    Em parceria com o setor de Vida & Carreira, iniciamos o Programa de Mentoria Internacional. Assista o primeiro encontro, com a presença de Paula Limena, que falou sobre o desenvolvimento do estudante no planejamento da sua carreira global e as vantagens de ser um cidadão do mundo.

    Assista ao vídeo do 1º Encontro

    O futuro das profissões (11/5)
    No segundo encontro do Programa de Mentoria Internacional, tivemos a participação da Flavia Machioni, que é culinarista funcional com especialização em cozinha natural pelo Natural Gourmet Institute (NY) e Health Coach pelo Institute for Integrative Nutrition (NY). A mediação do programa foi feita pela Paula Limena, Executiva Internacional há 25 anos, atualmente VP de Mercados Internacionais – IIN. Na live, falamos sobre o futuro das profissões no mundo globalizado e digital, em que as muitas funções, sobretudo no cenário pós-pandemia, permitem que profissionais atuem de qualquer lugar do mundo.

    Assista ao vídeo do 2º Encontro


    Programa de Contratação – Se Candidata

    Em parceria com o setor de Vida & Carreira, iniciamos o Programa de Contratação – Se Candidata. Assista o primeiro encontro, com a presença de Fernanda Isquierdo, Consultora de Imigração regulamentada pelo governo Canadense.

    Assista ao vídeo


    Live Global Money Week

    De que forma a educação financeira influencia a economia sustentável?
    Debate sobre as principais iniciativas internacionais no processo de conscientização e educação financeira, finanças sustentáveis, e especialmente ações voltadas aos critérios ESG e a Agenda 2030. Participação e contribuição da Ânima Educação para o Global Money Week.

    Assista ao vídeo

  • Modalidades de Intercâmbio

    Intercâmbio Acadêmico

    Essa modalidade tem como objetivo promover o intercâmbio com instituições internacionais e proporcionar uma formação acadêmica diferenciada aos alunos.
    Intercâmbio Regular: Não prevê a concessão de apoio financeiro, porém garante a isenção das taxas acadêmicas durante o período de mobilidade, tanto na instituição de origem quanto na instituição de destino. No entanto, o candidato precisará dispor de recursos próprios para se manter no exterior.
    Intercâmbio com Bolsa: Prevê a concessão de apoio financeiro ao aluno, através da bolsa de estudos

    Módulo Internacional
    Essa modalidade oferece programas de curta duração, em áreas específicas do conhecimento, no qual o aluno poderá estudar em uma instituição no exterior e obter o certificado internacional do módulo cursado.

    Visita Técnica (no Exterior)
    Essa modalidade proporciona ao aluno a experiência de visitar e vivenciar na prática o funcionamento de instituições, e locais específicos, voltados a sua área de interesse.

    Curso de Idioma (no Exterior)
    Essa modalidade visa auxiliar o aluno a obter uma proficiência linguística com certificação internacional, além de promover o seu desenvolvimento intercultural.

    Como participar? Todos os programas são abertos periodicamente por meio de editais, onde são publicadas as regras do processo seletivo e a documentação que o aluno deve apresentar para sua candidatura.

    Acompanhe nossa página para obter todas as informações, em inscrições abertas.

  • Inscrições Abertas

    Nanodegrees Internacionais
    Estão abertas as inscrições dos nanodegress internacionais que acontecem no formato remoto. Confira abaixo as oportunidades:

    Nanodegree Internacional: Whole-Person Health
    Venha aprender maneiras de apoiar e cuidar da saúde física, mental, emocional e espiritual. Durante as aulas, lecionadas 100% em inglês, você vai conhecer as ferramentas estruturadas pelos renomados docentes e profissionais do Institute for Integrative Nutrition (IIN) para o cuidado integral da saúde.

    Saiba mais aqui


    Vivência Prática em Hotéis na França
    O Programa de Vivência Prática da Escola de Francês La Provence está com as inscrições abertas para estudantes dos cursos das áreas de Gastronomia, Hotelaria, Turismo e Estética.

    Durante o programa, você terá a oportunidade de aprender a futura profissão na prática em hotéis na França. Legal, né?

    Ficou interessado(a)? Leia o edital com atenção e faça sua inscrição.

    Acesse aqui o Edital

  • Inscrições encerradas

    English Experience

    Treinar inglês sozinho(a) pode ser difícil, mas no English Experience você pode praticar seu conhecimento no idioma e ainda debater temas relevantes para o cenário atual com outros(as) estudantes, educadores(as) e convidados(as). Houve rodas de conversa que abordaram diversos temas como:

    • International Experience is a Career “Must;
    • Living in Canada: Cross-Cultural (mis)Understandings;
    • International English Exams: Which one should I take? Which one suits me?;
    • Working abroad: pros and cons of living and working abroad;
    • The Brazilian environmental agenda and its challenges;
    • Systemic Racism and Affirmative Actions: myths and comparisons.

    A quarta edição aconteceu no dia 28 de maio.

    Assista aqui a palestra de abertura


    Experiência Internacional no Quênia
    As inscrições para a Experiência Internacional no Quênia, na África, encerraram em 31 de maio de 2022. O programa terá duração de 3 semanas, de 8 a 31 de julho de 2022.

    Clique aqui e saiba mais


    Cursos de Idiomas 2022
    Os Cursos de Idioma abaixo acontecerão em julho de 2022. Fique atento nas próximas oportunidades e não perca a chance de ter experiências internacionais e expandir o seu conhecimento em outro idioma. Confira todas as informações sobre os cursos abaixo:

    • Curso de francês presencial em Cannes, na França. Clique aqui e saiba mais
    • Curso de inglês presencial em Toronto, no Canadá. Clique aqui e saiba mais
    • Curso de italiano presencial em Florença, na Itália. Clique aqui e saiba mais
    • Curso de espanhol presencial em Córdoba, na Argentina. Clique aqui e saiba mais

    Inscrições encerradas em 31 de maio de 2022.

  • Testes de Proficiência

    Pensando em estudar no exterior? Então é fundamental que você aprenda o idioma do país de destino. O domínio da língua local se faz necessário para adaptação e compreensão das informações, além da plena absorção de novos conhecimentos. Para isso, listamos abaixo alguns testes de comprovação linguística aceitos em diversos países.

    INGLÊS:

    CAMBRIDGE

    FCE – First Certificate in English, CAE – Certificate in Advanced English, CPE – Certificate of Proficiency in English.
    Prestigiado na Europa, o exame é realizado pela Universidade de Cambridge, Inglaterra. Oferecido nos níveis First (intermediário), Advanced (avançado) e Proficiency (fluente).

    Informações: www.cambridgeesol.org/exams e www.culturainglesasp.com.br

    IELTS – International English Language Testing System
    Reconhecido por universidades na Grã-Bretanha, Austrália, Nova Zelândia, Canadá e Estados Unidos. Foi desenvolvido pela Universidade de Cambridge e é gerenciado pelo Conselho Britânico e pelo IDP Education Austrália. Esse exame comprova a proficiência em inglês para fins acadêmicos. Inclui redação, interpretação de texto, compreensão auditiva e expressão oral.

    Informações: www.britishcouncil.org/brazil e www.ielts.org

    TOEFL – Test of English as a Foreign Language
    Exigido para ingresso em mais de 4,4 mil escolas e universidades em todo o mundo, principalmente nos Estados Unidos. Também é usado por instituições de outros países, onde o inglês é o idioma acadêmico. Mede a capacidade de leitura, compreensão auditiva, redação e domínio da gramática da língua inglesa.

    TOEFL iBT – Internet Based Test
    O TOEFL iBT, administrado pela Internet, é oferecido mais de 50 vezes por ano em centros de teste autorizados em todo o mundo.

    Informações sobre datas e locais de aplicação: www.ets.org/toefl

    GMAT – Graduate Management Admission Test
    Teste necessário para quem quer fazer MBA nos Estados Unidos. Mede qualificação nas áreas de matemática, redação analítica e verbal. Pode ser aplicado por computador.

    Informações: http://www.mba.com/global

    GRE – Graduate Record Exam
    Indicado para candidatos de programas de Mestrado, Doutorado e MBA. É amplamente aceito em instituições de graduação e escolas de negócios. Avalia o raciocínio verbal, a habilidade em resolver problemas e capacidade de articular ideias complexas de maneira clara e eficaz. Serve também como evidência de performance acadêmica suplementar aos documentos normalmente exigidos pelas universidades.

    Informações: http://alumni.org.br/Certificacoes

    ITALIANO:

    CELI – Certificato di Conoscenza della Lingua Italiana

    CILS – Certificato di Italiano come Lingua Straniera
    Os dois atestam a proficiência em italiano. O CELI é concedido pela Universidade para Estrangeiros de Perugia. O CILS, pela Universidade para Estrangeiros de Siena. Há seis níveis de conhecimento certificados pela CILS e cinco pelo CELI.

    Informações: http://www.cvcl.it

    FRANCÊS:

    DELF – Diplome d’Études em Langue Française
    Concedido pelo Ministério de Educação da França, atesta nível de conhecimento (oral e escrito) necessário em situação de viagem, estudos e trabalho. Reconhecido por estabelecimentos de ensino e por empresas, é útil para estudos na França e trabalho em empresas francesas. É composto por dois níveis: Delf 1 e Delf 2.

    DALF – Diploma Approfondi de Langue Française>
    Concedido pelo Ministério de Educação da França, é o primeiro diploma de nível superior de francês para estrangeiros. Permite ingressar em curso superior na França ou nos países de língua francesa. Antes de fazer a prova, é necessário prestar um teste de admissão ou ter o DELF 2.

    Informações: https://www.aliancafrancesabrasil.com.br/diplomas-e-certificados/delf-dalf

    ESPANHOL:

    DELE – Diploma de Español como Lengua Extranjera
    O Diploma de Español como Lengua Extranjera (DELE) é um título oficial que comprova o grau de competência e domínio do idioma espanhol, outorgado pelo Instituto Cervantes, em nome do Ministério da Educação, Cultura e Esporte da Espanha. Este é reconhecido em diversas universidades e empresas no mundo, com validade indefinida, certificando a qualidade e o nível do conhecimento adquirido em espanhol para fins profissionais e/ou culturais.

    Informações:www.diplomas.cervantes.es

    CELU – Certificado de Español Lengua y Uso
    O CELU é a única certificação de proficiência reconhecido pelo Ministério da Educação e pelo Ministério das Relações Exteriores da Argentina.

    Informações: http://www.celu.edu.ar

    ALEMÃO:

    TESTDAF – Test Deutsch als Fremdsprache
    O TestDaF é um exame para nível avançado de alemão. Ele engloba os níveis B2 a C1, na escala de seis níveis, e é reconhecido para o ingresso do estudante em todas as universidades alemãs. Não é necessário conhecimento específico das áreas de estudo.

    GOETHE-ZERTIFIKAT
    O Goethe Institut no Brasil aplica exames que comprovam o conhecimento do idioma alemão, chamados Goethe-Zertifikat. Existem várias avaliações para diferentes níveis de competência, do iniciante ao avançado. As exigências mudam de universidade para universidade

    Informações: https://www.goethe.de/ins/br/pt/spr/prf.html

  • Fale Conosco

    Estamos à disposição para atender todos os estudantes do UniRitter.

    Entre em contato conosco através do e-mail: [email protected]

    Conheça suas oportunidades internacionais e seja um cidadão do mundo!