Estudantes de jornalismo da UniRitter realizam coberturas esportivas diretamente da Arena e do Beira-Rio

24 / Maio / 2023

Desenvolvido na cadeira de Estágio Supervisionado do Centro Universitário Ritter dos Reis (UniRitter), o Na Gaveta é um projeto que tem como foco debates e coberturas futebolísticas. Sob supervisão do professor Roberto Villar Belmonte, os alunos Arthur Vieira, Jaderson Simões, Leonardo Duarte, Lucas de Oliveira e Rafael Brum realizam, semanalmente, lives em jogos da dupla GreNal.

A primeira transmissão ocorreu no dia 14 de março. Dos estúdios da Cubo Play, os estudantes transmitiram o confronto entre Coritiba e Criciúma, pela Copa do Brasil. “Todos estudantes envolvidos neste projeto já tinham feito programas sobre futebol nos nossos estúdios em semestres anteriores, o que foi fundamental para a realização das jornadas nos estádios de Inter e Grêmio”, informa o professor Belmonte.

Além da transmissão com narração e comentários através do canal no YouTube, os alunos disponibilizam alguns conteúdos no Instagram, pelo @NaGaveta_10. Por lá, há depoimentos dos torcedores durante os jogos e alguns trechos das coletivas dos técnicos Mano Menezes e Renato Portaluppi.

Ao todo, o Na Gaveta já transmitiu, ao vivo, oito partidas, sendo seis diretamente das cabines de imprensa da Arena do Grêmio e do Beira-Rio. Filiados à Associação dos Cronistas Esportivos Gaúchos (Aceg), os alunos estiverem presentes em jogos do Brasileirão, Copa do Brasil e Libertadores, com cobertura in loco.

“O projeto na Gaveta coloca em prática todo aquele sonho de fazer uma cobertura jornalística em um estádio de futebol. A sensação de quando entra no estádio e começa a transmissão, não tem explicação”, relata o estudante Jadersom Simões.

A transmissão dos alunos no Beira Rio e na Arena foi possível graças ao apoio do presidente da ACEG, Rogério Amaral. Para ele, é importante incentivar os futuros jornalistas. O projeto também teve o apoio do repórter Paulo Nunes, da rádio Guaíba, egresso do curso de jornalismo da UniRitter.

“É um prazer fazer parte desse projeto. Todo aluno de jornalismo que entra no curso pensando em fazer coberturas esportivas sonha com esse momento que estamos vivendo ainda na faculdade”, comenta o estudante Leonardo Duarte.

O coordenador dos cursos de Comunicação Social do campus FAPA, professor Luciano Suminski, ressalta que a UniRitter é, hoje, uma referência na formação de repórteres: “Temos egressos nos principais veículos de comunicação do Estado, como Zero Hora, Rádio Gaúcha, BAND, Record, Correio do Povo, Coletiva, entre outros. O motivo principal deste alto nível de empregabilidade são as experiências práticas que possibilitamos aos nossos alunos, como o projeto Na Gaveta, que coloca os estudantes de estágio obrigatório ao lado dos cronistas esportivos do rádio gaúcho, usufruindo da infraestrutura que a Arena e o Estádio Beira Rio disponibilizam para a imprensa”.

“Quando nos juntamos para a cadeira de Estágio Obrigatório, relatamos que queríamos ter a experiência de ser jornalista esportivo. Era o sonho em comum de todos do grupo, mas que nunca havia sido realizado. Trabalhamos e conseguimos realizar este sonho, transmitindo dentro dos estádios e vivendo o jornalismo esportivo. É uma oportunidade que nos abre portas, que nos coloca em contato com o mercado de trabalho e com os colegas de profissão, nos deixando mais preparados para o trabalho quando formados”, explica Arthur Vieira.

“O Na Gaveta nos permite colocar em prática algumas teorias que aprendemos dentro da sala de aula. Além de proporcionar a realização do sonho de fazer uma cobertura esportiva diretamente do estádio, o projeto traz uma experiência fundamental ainda na faculdade, antes de sairmos para o mercado de trabalho. Também é um aprendizado sobre saber se portar como jornalista esportivo em uma cobertura”, destaca o estudante Lucas de Oliveira.

“É tudo que eu sempre sonhei e quis fazer desde que escolhi cursar jornalismo”, afirma Rafael Brum, que atua como comentarista e produtor nas transmissões realizadas nos estádios do Internacional e do Grêmio.