Trote Solidário da UniRitter realiza campanha de arrecadação de alimentos
 

Matéria

Trote Solidário da UniRitter realiza campanha de arrecadação de alimentos

28 / Março / 2023

UniRitter realiza até o mês de maio o Trote Solidário de arrecadação de alimentos. Esta é a primeira das ações acadêmicas previstas pela instituição como parte do Movimento Rio Grande contra a Fome – iniciativa da Assembleia Legislativa com coordenação conjunta entre Governo do Rio Grande do Sul, Tribunal de Justiça do RS, Defensoria Pública do RS, Tribunal de Contas do Estado e Ministério Público do RS – a qual a instituição integra desde janeiro.

A doação dos mantimentos poderá ser feita nos pontos de coleta dos três campi: FAPA, Zona Sul e Canoas até o mês de maio. A campanha, que está sendo organizada pelo corpo acadêmico da UniRitter campus FAPA juntamente com a equipe do Movimento irá atender às necessidades nutricionais da comunidade Associação Família Migrante, localizada na zona norte da Capital. Ao todo, aproximadamente cem famílias serão impactadas no período.

No campus FAPA, a ação também irá integrar o Programa de Extensão FAPAcolhe, que presta atendimentos e serviços gratuitos às comunidades da zona norte em diversas especialidades. “Queremos levar o nosso DNA de responsabilidade social para promover boas práticas junto a essa comunidade, realizando educação em saúde e entendendo as necessidades dos diversos grupos etários”, afirma a professora e coordenadora da área da Saúde do campus FAPA, Siomara Monteiro.

De acordo com coordenadora da Associação Família Imigrante, Neusa Batezini Scherer, a Associação Família Migrante visa o acolhimento desta comunidade que sai do seu país e que, ao chegar em um novo local, precisa de orientações. “Realizamos o trabalho de escuta, que é muito importante para essas famílias marginalizadas pelas dificuldades que enfrentam ao chegarem aqui sem referência nenhuma. Essa ação será muito bem-vinda, temos muitas famílias cadastradas, inclusive uma grande parcela de mulheres que está sozinha com os seus filhos”, analisa. 

A ação também contará com a participação do Núcleo de Apoio e Assessoria a Refugiados e Imigrantes – NAARI, que conta com estudantes dos cursos de Relações Internacionais, Jornalismo, Psicologia, Recursos Humanos, Direito, Administração, Publicidade e Propaganda, Marketing Digital e Gastronomia