Professor e estudantes da UniRitter publicam artigo internacional sobre o Jovem Tech

7 / Março / 2023

A UniRitter, juntamente com o IBMR, Una e UniBH  publicaram um artigo sobre o Favela Tech, ligado ao Ânima Hub e com impacto social em mais de 15 favelas em 3 Estados do Brasil, no 6th international academic conference on teaching, learning and education, em Amsterdam. Localmente o Projeto é o Jovem Tech, que envolve professores e estudantes da UniRitter com o objetivo aproximar os moradores da comunidade Cruzeiro, ligados a CUFA, da tecnologia e do mundo digital através das aulas ministradas.

O Projeto, que ocorre em quatro instituições do Ecossistema Ânima, ministra aulas sobre programação e inclusão digital para jovens das periferias destes estados, em parceria com a Gerando Falcões (Instituto Entre o Céu e a Favela no Morro da Providência- RJ), Obras Pavonianas e Mundiale em BH, CUFA e Prefeitura de Porto Alegre.

Segundo o responsável pelo projeto na UniRitter, professor Leonardo Amaral, é indiscutível a importância de fomentar e impulsionar projetos como o Joven Tech. “Não apenas pela relevância que os resultados trazem para a instituição, promovendo o envolvimento e aprendizado dos alunos, encorajando, abrindo espaço para a experiência e para as diferenças, mas também pela ação social que projetos assim desempenham. Pra mim, enquanto professor responsável pelo projeto, é muito gratificante ver o desenvolvimento dos nossos alunos em diferentes habilidades e acompanhar de forma efetiva o impacto das nossas ações na vida de jovens que buscam se capacitar para terem oportunidades através da educação. Alunos, professores, instituição e comunidade – sem dúvida um projeto importante para todo o ecossistema”, analisa.

“A publicação de um artigo internacional sempre é muito significativa, além de ser um reconhecimento ao nosso trabalho, é uma forma de levar nossas ações ainda mais longe, servindo de exemplo para o mundo. Através dessa publicação a Instituição pode mostrar as sementes que está plantando, seus valores e a seriedade com que trata sobre Educação. É o que buscamos através do Jovem Tech, ir cada vez mais longe, transformando e impactando a vida dos alunos da forma mais positiva possível”, complementa Amaral.

A projeção é que a gestora do Ânima Lab HUB, Samara Leal, participe do evento que ocorrerá de 23 a 25 de junho, em Amsterdam, e represente as equipes do projeto na apresentação do artigo.