Projeto voltado a deficientes auditivos vence Prêmio de Tecnologia UniRitter

Projeto voltado a deficientes auditivos vence Prêmio de Tecnologia UniRitter

1 / Novembro / 2022

A 22ª Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia (Mostratec), que ocorreu em Novo Hamburgo, foi finalizada na sexta-feira (27) com o evento de premiação aos alunos participantes. O Prêmio de Tecnologia UniRitter deste ano foi destinado a projetos que aliassem saúde e tecnologia. O trabalho escolhido foi o S.A.R.A – Sistema Auxiliar Residencial Auditivo, que alerta pessoas com algum grau de deficiência auditiva, através de smartwatch, sobre toda e qualquer movimentação que possa ocorrer dentro de casa. O projeto foi desenvolvido por Enzo Filizola e Lucas da Silva Morlim, alunos do 4० ano da Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha.

O prêmio foi entregue pelo coordenador de TI e Engenharias da UniRitter Canoas, Adriano Menezes da Silva, e dá direito a bolsas de 50% na universidade para qualquer curso presencial. A comissão avaliadora contava com dois professores da área de Tecnologia e dois da área da Saúde. “Sou oriundo de escola técnica e vejo esse trabalho de formação de alunos como de fundamental importância, pois é uma oportunidade de mostrar criatividade e ir atrás de problemas para os quais a sociedade precisa de resolução imediata”, celebra o coordenador.