UniRitter promove cortes de cabelo em prol do Outubro Rosa
 

Matéria

UniRitter promove cortes de cabelo em prol do Outubro Rosa

25 / Outubro / 2022

Mechas serão transformadas em próteses capilares que serão doadas a mulheres em tratamento contra o câncer

Neste Outubro Rosa, a UniRitter, através da Liga Acadêmica de Fisioterapia Pélvica e Oncológica (Lafipo), promove uma ação de cortes de cabelo, a fim de arrecadar mechas para confecção de próteses capilares, que serão doadas a mulheres em tratamento contra o câncer. Nesta quarta-feira (26), dois cabeleireiros e um especialista em próteses capilares estarão à disposição da comunidade, das 13h às 18h, no auditório do Prédio 4 do Campus FAPA, para realizar os cortes gratuitos. A ação é inédita no Centro Universitário.

Para renovar o visual com um novo corte completo, a condição é ter pelo menos 20 cm de comprimento disponível. Mas quem é mais apegado ao cabelo comprido poderá doar apenas mechas, que o profissional retira do meio do couro cabeludo, de forma discreta. Também é possível levar mechas de cabelo já cortadas para fazer a doação. Todos os tipos de cabelo são aceitos. As mechas arrecadadas serão transformadas em próteses que serão doadas, através do Imama, a mulheres que perderam cabelo durante o tratamento contra o câncer.

A Lafipo está vinculada à disciplina de Fisioterapia Urogenital, que tem um trabalho bastante voltado à saúde feminina, por estar ligada a tratamentos para o assoalho pélvico, durante a gravidez e pós-parto, além de questões relacionadas aos cânceres de mama e do colo uterino. Segundo Siomara Monteiro, coordenadora da Grande Área da Saúde do Campus FAPA-UniRitter, a iniciativa cumpre o papel social do Centro Universitário ao abrir espaço para a prestação de serviços à comunidade, de forma a também contribuir para o resgate da autoestima e do bem-estar de mulheres em tratamento contra o câncer. “É um tratamento debilitante e a perda de cabelo impacta muito para a mulher. A doação das próteses ajuda a enfrentar este momento, especialmente para mulheres em situação de vulnerabilidade social, pois são artigos extremamente especializados e caros”, aponta.

O Outubro Rosa é o mês de conscientização sobre a prevenção e o tratamento do câncer de mama, a fim de contribuir para a redução da incidência e da mortalidade pela doença, que tem altas chances de cura quando diagnosticado precocemente. Durante a tarde de cortes de cabelos, também serão distribuídos materiais de conscientização sobre a importância do autoexame e demais rotinas de prevenção ao câncer de mama. Mais informações podem ser obtidas através do e-mail [email protected].