Alunos da UniRitter realizam visita técnica à fábrica da BMW no Brasil

Alunos da UniRitter realizam visita técnica à fábrica da BMW no Brasil

29 / Agosto / 2022

Um grupo de cinco alunos do curso de Jogos Digitais do campus FAPA da UniRitter participaram de uma visita técnica à planta da BMW em Araquari – SC, na quinta-feira, dia 25 de agosto. Os estudantes, acompanhados do professor Vinicius Cassol, foram recebidos por representantes da empresa e conheceram as operações das áreas de logística, estoque e montagem de veículos.

Esta ação faz parte de um projeto dual entre a BMW e o Grupo Ânima, no qual os alunos podem aplicar as expertises desenvolvidas em sala de aula para atuar em situações reais do mercado de trabalho. Os alunos envolvidos fazem parte do Square Pix, o estúdio experimental de desenvolvimento de jogos digitais do Grupo Ânima, e estão trabalhando no desenvolvimento de um serious game, que são jogos com propósito, neste caso o educacional, e que aborda questões de segurança do trabalho em ambiente fabril, como o da BMW.

“A visita foi muito importante, já que possibilitou que os alunos observassem o dia-a-dia da fábrica, bem como os riscos e outras questões de segurança que poderão ser representadas dentro do jogo que está sendo criado. Além disso, foi uma ótima oportunidade para discussões com os stakeholders para a apresentação do status do projeto e alinhamento dos próximos passos”, afirma Cassol.

Segundo o estudante Bernardo Martins, game designer do projeto, a visita facilitou a produção das situações no jogo. “Essa foi uma oportunidade incrível de observar a fábrica de perto e entender como o jogo pode conversar com a realidade”, analisa.

Square Pix

O Square Pix é o Estúdio Experimental de Desenvolvimento de Jogos do Grupo Ânima. No estúdio, alunos de diferentes universidades do ecossistema participam de squads que desenvolvem projetos de desenvolvimento de jogos reais, desde a fase de concepção até a publicação do jogo finalizado.

“Além disso, diversos projetos são realizados para atender demandas trazidas por empresas parceiras, como por exemplo a Empresa Publica de Transporte e Circulação de Porto Alegre – EPTC e também a fábrica da BMW localizada no estado de Santa Catarina. Este tipo de estratégia é muito importante no ambiente acadêmico pois oferece aos estudantes, desde a graduação, situações reais de mercado que ajudam a colocar em prática a expertise técnica desenvolvida em sala de aula, bem como colaboram no desenvolvimento de Soft Skills”, completa o professor Vinicius Cassol.