Pedro Ernesto Denardin compartilha experiências em copas do mundo com estudantes da UniRitter

7 / Setembro / 2022

O jornalista esportivo Pedro Ernesto Denardin compartilhou sua experiência de cobertura de copas do mundo de futebol na Aula Inaugural da Faculdade de Comunicação Social – FACS, que neste ano está comemorando seu décimo aniversário.  O evento aconteceu na noite de terça-feira, 6 de setembro, no Auditório Master do campus Zona Sul do Centro Universitário Ritter dos Reis – UniRitter.

A Copa do Catar que começa em novembro será a 12ª de Denardin. A primeira cobertura foi na Argentina, em 1978, quando tinha 28 anos. Sua palestra foi mediada pela egressa do curso de Jornalismo da UniRitter Valéria Possamai, produtora e repórter do departamento de esportes da Rádio Gaúcha. Ela também apresenta o podcast Resenha das Gurias e cobre futebol feminino para o jornal Zero Hora.

A cobertura de uma Copa do Mundo é um grande desafio para qualquer rádio brasileira. Segundo Denardin, apenas o contrato com a Fifa que permite uma emissora cobrir presencialmente os jogos é de 200 mil dólares. Além disso, ressaltou, há custos altíssimos de hotel, de deslocamento e até para utilizar o International Broadcast Center (IBC), o centro de imprensa montado para o evento.

Relatou ainda que a venda de patrocínio da RBS “foi muito boa”. Cada cota de patrocínio foi vendida por 1,26 milhão de reais, segundo o projeto comercial da empresa. Segundo Denardin, o alto custo impede a participação da maioria das empresas, permitindo apenas a participação de grandes anunciantes.

Pedro Ernesto afirmou que as rádios e canais que proliferam na internet são “um belo desafio para as emissoras tradicionais”. Diante deste novo ecossistema de mídia, afirmou que cabe à Rádio Gaúcha procurar ser melhor: “não devemos brigar com ninguém, todos tem seu espaço e cada um que cuide do seu lado”.

Perguntado sobre imparcialidade, garantiu que hoje não tem mais time, mas revelou que “já foi gremistinha”. A Aula Inaugural com Pedro Ernesto Denardin está disponível no canal da FACS no Youtube.