Professor da UniRitter é escolhido como jurado do 50º Festival de Gramado

Professor da UniRitter é escolhido como jurado do 50º Festival de Gramado

11 / Agosto / 2022

Emiliano Cunha é diretor, roteirista, produtor cinematográfico e sócio da produtora Ausgang. É mestre em Comunicação e professor de Cinema e Audiovisual na IES.

O professor de Cinema e Audiovisual da UniRitter, Emiliano Cunha, foi escolhido como jurado do 50º Festival de Gramado, a edição marca o retorno ao presencial após dois anos de programação remota. No evento, que ocorre de 12 a 20 de agosto, Emiliano atuará como jurado de longas estrangeiros, sendo o único gaúcho da categoria.

“Eu tive o privilégio de participar do festival de Gramado em diferentes oportunidades. A primeira foi como júri estudantil, uma categoria que não existe mais, mas que pude vivenciar quando ainda na faculdade. No ano seguinte, meu primeiro curta de ficção, realizado ainda na faculdade de audiovisual, competiu nas mostras nacional e gaúcha. Depois exibi e fui premiado lá com outros quatro curtas, e meu primeiro longa-metragem, o “Raia 4”, estreou nacionalmente lá também, conquistando kikitos. Enfim, me parece um lindo ciclo que não se encerra, mas que desenha uma trajetória da qual muito me orgulho”, afirma o professor.

Segundo Emiliano, entre outras razões, ter uma história reconhecida na premiação é uma das que o motiva para incentivar os alunos em aula. “E é esta energia e vontade de fazer filmes, dentro dos mais diversos formatos de produção, que busco incentivar meus alunos em toda aula. Estar lá nessa edição tão simbólica do festival é um enorme incentivo para levar para a sala de aula e, quem sabe, provocar os alunos a também exibirem seus filmes nas próximas edições – assim como já aconteceu com o belíssimo e multipremiado “O que pode um corpo?”, realizado na Uniritter pelos egressos Victor Di Marco e Márcio Picoli”, analisa.