Estudantes da UniRitter conquistam prêmio especial no Festival de Cinema de Gramado

24 / Setembro / 2020

“O que Pode um Corpo?” é um curta documental cujo objetivo é explorar e conhecer um corpo com deficiência. Victor Di Marco, que também é o diretor e o roteirista, empresta sua vivência enquanto pessoa com deficiência.

O documentário autobiográfico ‘O que Pode um Corpo?’, dirigido pelos estudantes do curso de Produção Audiovisual da UniRitter, Victor Di Marco e Márcio Picoli (foto), conquistou Menção Honrosa do Júri da Mostra Gaúcha de Curtas do 48º Festival de Cinema de Gramado.

O anúncio foi feito nesta quarta-feira, dia 23 de setembro: “Pelo modo como alia a fotografia, o desenho de som e o depoimento/performance de seu protagonista-diretor para dar a ver uma subjetividade complexa incapaz de ser reduzida a um rótulo, o júri atribui Menção Especial ao filme O Que Pode Um Corpo?, de Victor Di Marco e Márcio Picoli”.

O curta-metragem produzido como projeto final da disciplina Documentário e Formatos de Não Ficção em 2019/2, ministrada pelo professor Felipe Diniz, também conquistou recentemente dois prêmios no 31º Festival Internacional de Curtas Metragens de São Paulo – Curta Kinoforum, realizado online entre os dias 20 e 30 de agosto.

“Essa mostra de curtas é muito querida por todos. Ela mostra o que tem de melhor sendo feito no cinema gaúcho. O prêmio confirma a força que o filme tem. Ele é impecável na forma como foi construído, edição som, direção de arte, a fotografia, e une isso com a performance e direção do Victor”, afirma o professor Felipe Diniz.

Ainda segundo o professor responsável pela disciplina Documentário e Formatos de Não Ficção, onde o curta foi produzido, “além de ser um trabalho formalmente impactante, ele também tem um recado político fundamental. Ele afirma a potência dos corpos que escapam de qualquer rótulo, de qualquer limite”.

O curta também teve orientação do professor Emiliano Cunha. Alunos envolvidos no projeto: Victor Di Marco e Márcio Picoli (Direção, Roteiro e Montagem), Guilherme Zollim (Assistência de Fotografia), Vinícius Cassol (Som Direto), Kevin Ferreira (Making Of), Lorena Longaray (Preparação de Elenco).

“Essa conquista em Gramado é uma recompensa bastante rápida pelo tempo do curso de um processo muito bonito de troca e de confiança entre nós professores e professoras e os alunos e alunas. Especialmente confiança de que é preciso mostrar as nossas obras porque trabalhamos com expressão”, avalia o professor Emiliano Cunha.

Sinopse: Um bebê nasce, mas não chora. Um corpo grita e não é ouvido. As tintas que escorrem em um futuro prometido, não chegam em uma pessoa com deficiência. Victor faz de si a própria tela em um universo de pintores ausentes.

Ficha técnica:

• Produção Executiva: Laura Moglia e Márcio Picoli