Acadêmico do UniRitter leva Ouro no Prêmio IDEA/BRASIL 2009

Acadêmico do UniRitter leva Ouro no Prêmio IDEA/BRASIL 2009

5 / Agosto / 2009

Everton Waszak Porto ganhou na categoria Estudante com Interface gráfica para prontuário médico digital, seu trabalho de conclusão no Curso de Design Gráfico da Instituição.

O designer gráfico Everton Waszak Porto ganhou o prêmio IDEA/BRASIL 2009 com o case Interface gráfica para prontuário médico digital, seu trabalho de conclusão no Curso de Design Gráfico do UniRitter. Everton ganhou o ouro na categoria Estudante do concurso.

A interface gráfica amigável foi desenvolvida para oferecer uma solução segura em prontuários digitais para hospitais e consultórios particulares. O sistema possibilita organização de dados, controle de informações sobre os pacientes e integração entre diferentes departamentos e setores do ambiente hospitalar. A diagramação, a identidade gráfico-visual e o desenho de interação facilitam a usabilidade. A excelência do design, desenvolvido para satisfazer as necessidades do usuário, é resultado de diversas análises e estudos de casos. A maior interatividade com as ferramentas é possível graças à criação de padrões de interação e de necessidade de reaprendizagem. Em sua produção foi utilizada metodologia de Garret (2002), com análises da etapa de preparação na metodologia de Bonsiepe (1984) e Dreyffus (1955), e aplicação de um processo de estudo de interface centrado do usuário.

O Prêmio IDEA/BRASIL é promovido pela Associação Objeto Brasil e é apoiado pela Apex-Brasil. A etapa brasileira antecede a edição do IDEA Awards norte-americano, considerado o Oscar do Design Internacional, criado em 1980 pela Sociedade Americana dos Designers Industriais (IDSA) com a finalidade de difundir e premiar os melhores produtos, embalagens e conceitos de desenho industrial produzidos no mundo. O IDEA/Brasil é a única premiação do gênero fora dos Estados Unidos, sendo considerado o portal de entrada do design brasileiro no mercado internacional.

Por Andréa Lopes