Competição de Ponte de Espaguete da UniRitter

Competição de Ponte de Espaguete da UniRitter

23 / Julho / 2018

Criação dos alunos de Engenharia suporta até 73,5 kg, peso de um homem médio.

É possível imaginar que 900 gramas de massa tipo espaguete e cola epóxi são capazes de suportar o peso de um homem de peso médio (73,5 kg). Este foi o feito de 5 estudantes do curso de Engenharia da UniRitter, no último dia 15 de junho de 2018.
A Competição de Ponte de Espaguete da UniRitter consiste na execução de uma ponte de massa tipo espaguete e cola epóxi a qual deve resistir ao maior peso possível. A ponte então é testada em um dispositivo onde o peso é aplicado gradativamente.
“O objetivo da competição é fazer com que o espírito dos engenheiros floresça, e que eles possam aplicar na prática a teoria vista em sala de aula”, afirma o professor Eduardo Pachla um dos responsáveis pela organização da competição. Eles colocam a mão na massa e verificam se o projeto teórico bate com o projeto real, vivenciando um pouco da profissão. A competição, que começou atingindo a marca de 22kg, vêm batendo recordes a cada ano.

Eduardo Pachla explica que o segredo das pontes de espaguete mais resistentes está no conceito do projeto estrutural, em sua montagem e colagem: as massas devem ser dispostas geometricamente de maneira a distribuir o peso por toda a estrutura. Quanto mais minuciosa e trabalhada for a montagem, mais a ponte resiste, resume Pachla.