Manuela D’Ávila defende combate às fake news e democratização do acesso à internet na UniRitter

13 / Setembro / 2022

Convidada pela professora Mely Paredes, da disciplina Reportagens Especiais, a jornalista e ex-deputada federal, Manuela D’Ávila, ministrou aula sobre desinformação na noite de segunda-feira, dia 12 de setembro, no campus FAPA.

Em aula sobre desinformação ministrada no campus FAPA da UniRitter nesta segunda-feira, dia 12 de setembro, a escritora e pesquisadora Manuela D´Ávila defendeu um pacto social contra as fake news. Também ressaltou a necessidade de lutar pela democratização ao acesso de um bom sinal de internet para que a população consiga acessar informações de qualidade. Na ocasião, fez questão de ressaltar, também, a importância de não se referir às fake news como “notícias falsas”, já que o conceito de notícia presume que ela seja verdadeira.

A pesquisadora afirmou que o caminho para solucionar o obscurantismo na sociedade passa pelo letramento digital da população, já que sem os meios de checagem da informação, uma pessoa se torna vítima e acaba contribuindo com os verdadeiros criminosos que semeiam a desinformação contando com a ignorância dos cidadãos para sua propagação.

Segundo estudo da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), 67% dos estudantes brasileiros de quinze anos de idade não sabem diferenciar fato de opinião ao fazer a leitura de um texto. Manuela d’Ávila acredita que parte do papel do comunicador é lutar para que a informação chegue a todos. “Democratização da universidade é a democratização do conhecimento”, destacou.

Violência de gênero

Sobre a participação feminina no cenário atual da política, Manuela D’Ávila afirmou que é preciso tornar a política um ambiente mais acolhedor a elas ao invés de apenas as incentivar a fazer parte dos espaços de poder. Ela considera inconcebível que jornalistas se mantenham neutros em situações de violência política contra mulheres.

A íntegra da aula sobre desinformação ministrada por Manuela D´Ávila está disponível no canal FACS UniRitter no YouTube: https://youtu.be/sxM-2gW83W4 .

Texto elabora pela aluna Laura Cunha, da Agência INQ

Crédito: Bárbara Machado