UniRitter comemora 50 anos e mobiliza alunos a gerar impacto positivo na sociedade

19 / Outubro / 2021

Agenda de comemorações está repleta de lives, palestras e debates

Educar para transformar. Esse é o lema da UniRitter que comemora em outubro 50 anos de Ensino Superior. Com 60 cursos de graduação presenciais e semipresenciais e 40 especializações, a instituição vem traçando seu caminho com a missão de expandir a experiência acadêmica aliada à responsabilidade socioambiental. Ao longo da história da UniRitter, inúmeras iniciativas sociais geraram impactos positivos na sociedade e tiveram a participação ativa de alunos e professores, como nos atendimentos psicológicos gratuitos, na assistência jurídica gratuita ou nos diversos projetos de extensão universitária. Ao todo, são mais de 100 mil pessoas beneficiadas em todas as atividades da universidade, que recebe o Selo de Instituição Socialmente Responsável.

Para marcar o aniversário, os estudantes são mobilizados a participar do projeto Compartilha que Alimenta, que vai receber doações de alimentos para projetos sociais. Na ação, a UniRitter duplicará o total arrecadado.

A agenda de comemorações também está repleta de lives, palestras e debates. Mas o ponto principal que marca o aniversário são as histórias dos protagonistas da instituição, que são parte da UniRitter ao longo deste meio século: alunos, egressos, docentes e colaboradores, que contribuem com depoimentos para o vídeo Manifesto #uniritter50anos e uma websérie com episódios disponíveis no Instagram e no YouTube. As produções mostram que as boas histórias são feitas com grandes personagens e que a trajetória da UniRitter é marcada por vários protagonistas que fizeram e fazem a diferença.

“Criamos um ambiente que fomenta inovação e acolhe diferentes ideias e isso motiva nossos alunos a se tornarem protagonistas de suas escolhas. Quando eles se realizam com seus projetos e sonhos, acabam transformando seu entorno e inspirando mais pessoas a fazer o mesmo”, destaca Rachel Ballardin, Diretora de Microrregião de Porto Alegre.

O professor Tiago Paiva foi o primeiro personagem a contar a sua vivência na websérie, em vídeo publicado nas redes sociais da UniRitter. Um dos momentos relembrados por ele foi o insight que teve em uma de suas aulas, quando viu os alunos mobilizados em trocar figurinhas do álbum da Copa do Mundo de 2018.

“Notei o interesse deles e pensei em criar um álbum com o conteúdo, que acabou sendo um sucesso e gerando grande engajamento da equipe”, conta.

Para Paiva, poder fazer parte do sonho de alguém é o que o motiva a ser educador. “O ambiente universitário me move muito e me deixa feliz. Isso faz com que eu possa criar o tempo todo”, relata o docente.

A educadora Loreni Wentz, conhecida por todas por Lori, contou suas vivências com os jovens no ateliê de moda da UniRitter, onde trabalha há 13 anos e participa dos desfiles desde então. As histórias da estudante Luzala e do egresso Hélio completam a série, que propõe uma sequência a ser enviada pelos próprios integrantes da comunidade acadêmica.

Os fatos históricos da instituição também estão em uma linha do tempo interativa no site uniritter.edu.br/50anos . Na navegação, o público pode ver os acontecimentos marcantes desde a fundação da Faculdade de Direito Ritter dos Reis, em 1971, passando pela criação dos demais cursos ao longo dos anos.

A semana do cinquentenário, celebrado nesta segunda-feira, dia 18 de outubro, está sendo marcada por uma programação especial de eventos nos campi, onde estão instalados lounges com músicas, espaços para fotos com a temática do aniversário, lembranças produzidas pelos estudantes do curso de Gastronomia e distribuição de camisetas aos educadores. No dia 20, em uma atração comemorativa, os educadores assistirão ao filme do cinquentenário em primeira mão.

Evento Comemorativo:

Toda História tem um Protagonista. A Nossa tem vários – Palestra com Denise Fraga, dia 20 de outubro, às 19h | Aud. Master Campus Zona Sul | Transmissão Ao Vivo no YouTube: https://bit.ly/50anosUNR

Evento dos Colaboradores:

Dia 20/10, às 18h15, no Auditório Master campus Zona Sul, com a presença do Marcelo Bueno.

Lançamento do Filme:

Dia 20/10, em primeira mão no evento dos colaboradores e dia 25/10 na TV.