Áreas de Conhecimento e Linhas de Pesquisa

Administração

Readministração de Negócios
Estuda e aprofunda as questões relativas ao ambiente profissional do administrador, desde as suas diversas conceituações, métodos, atividades e ações, procurando detectar as múltiplas perspectivas que configuram o seu ambiente profissional, suas atividades, ferramentas, representações, etc. Propõe-se a incentivar o aprimoramento da atividade do administrador, buscando uma interação com outros campos disciplinares e áreas de conhecimento afins, complementares e inovadoras, objetivando a ampliação do seu campo de conhecimento.

Mudança e Aprendizagem Organizacional
Busca detectar o que as organizações bem sucedidas fazem, quais as estratégias explícitas e implícitas por elas utilizadas para manterem-se viáveis, levando a efeito seus objetivos, atendendo sua clientela, ao mesmo tempo que mantendo alta a motivação de seus colaboradores. Tais estratégias de aprendizagem, de como adaptar-se e/ou de proagir diante de circunstâncias dinamicamente cambiantes, são objeto desta linha de pesquisa.

Arquitetura e Urbanismo

Grupo: Rio Grande do Sul e os Caminhos da Modernidade: Arte, Arquitetura e Cidade

Arquitetura e Arquitetos no Rio Grande do Sul
Levantamento, descrição e análise da arquitetura produzida no Rio Grande do Sul, evidenciando suas interações com o contexto nacional e internacional, através da trajetória e da obra dos arquitetos que atuaram no Estado. Esta linha de pesquisa conta com o apoio do Laboratório de História e Teoria da Arquitetura e do Núcleo de Projetos, os quais mantêm, em conjunto, diversos acervos que se constituem em objeto de pesquisa e atividade de iniciação científica.

Acervos de Arte, Arquitetura e Urbanismo no Rio Grande do Sul
Levantamentos, registros, sistematização de dados e montagem de acervos relativos ao pensamento e à produção arquitetônica e artística regional. Propõe-se disponibilizar os resultados deste trabalho através de vários suportes, contribuindo com a pesquisa. Esta linha de pesquisa conta com o apoio do Laboratório de História e Teoria da Arquitetura e do Núcleo de Projetos, os quais mantêm, em conjunto, diversos acervos que se constituem em objeto de pesquisa e atividade de iniciação científica.

Arquitetura, Arte e o Imaginário Moderno
Reflexão sobre a arquitetura, seu processo de produção, e as relações que estabelece com o contexto cultural no qual se insere. A arquitetura e a cidade como arte e os novos territórios do imaginário moderno: paisagem como território mental, redes de comunicação, espaço mediatizado e interstícios urbanos.

Grupo: Espaço Urbano e Regional: Arquitetura e Cidade Ibero-americanas

Arquitetura da Paisagem
Esta linha integra os estudos da cidade a partir do ponto de vista paisagístico-ambiental, ou seja, investiga a interação da ocupação humana com o ambiente natural, identificando seus problemas e suas potencialidades.

Arquitetura Urbana
Linha de Pesquisa que estuda e monitora modelos espaciais resultantes de transformações urbanas espontâneas e/ou induzidas a partir de Planos Diretores, Planos Reguladores, Projetos Urbanos, com vistas à avaliação dos impactos espaciais, econômicos e nas infraestruturas resultantes.

Configuração e Dinâmica Intraurbanas
Linha de Pesquisa que se concentra no estudo da morfologia urbana, descrevendo e analisando os estados e processos relativos à configuração espacial da cidade e suas relações com a dinâmica social correspondente.

Espaço Urbano e Regional
Linha que reúne as pesquisas relativas ao espaço regional, com ênfase nas regiões do Rio Grande do Sul e Bacia do Rio da Prata, desde a sua formação histórica até a configuração regional atual, seus sistemas urbanos, a dinâmica da interação entre a configuração do espaço regional com os sistemas econômicos, político-sociais e culturais de cada região.

História da Cidade Ibero-americana
Estuda os fundamentos sócio-econômicos e político-sociais do sistema urbano e das cidades ibero-americanas: seus antecedentes europeus, a interação com as sociedades autóctones nas diversas regiões, especialmente no Cone Sul americano, e seus resultados em termos de morfologia urbana e respectivos modelos espaciais, nos diversos momentos históricos a partir da colonização portuguesa e espanhola.

Infraestrutura Urbana
Linha de pesquisa concentrada na infraestrutura urbana e relacionada ao modelo espacial; busca-se permitir uma visão de sustentabilidade e da inter-relação com a arquitetura e o urbanismo. Focada, preliminarmente, nos aspectos hídricos relacionados com a cidade, seu modelo espacial e sua dinâmica de crescimento.

Design

Educação para o Design

Esta linha tem por objetivo contribuir para o desenvolvimento de bases teóricas, metodológicas e tecnológicas para o ensino do Design. Para tanto, investiga os processos cognitivos utilizados para o desenvolvimento de ideias em projetos para produtos industriais; pesquisa as possibilidades de articulação entre as diversas disciplinas que compõem a formação do designer; desenvolve novos métodos e técnicas para o ensino de Design; e explorar as possibilidades das Tecnologias de Informação e Comunicação no âmbito do Design.

Design e Inovação

Esta linha tem por objetivo contribuir para a compreensão dos papéis do Design nos processos de inovação. Para tanto, investiga diacrônica e sincronicamente a atuação de designers, com ênfase no Estado do Rio Grande do Sul, reflete sobre a produção de novas ideias nos campos da cultura material e da cultura organizacional, e analisa o efeito do uso de novas tecnologias e novos produtos no cotidiano das pessoas e nas atividades de trabalho. Desenvolve métodos e técnicas para encontrar soluções para problemas complexos da sociedade através de projetos inovadores, integrando o trinômio design, tecnologia e inovação.

Desenho Industrial

Grupo: Design UniRitter

Educação para Design
Esta linha tem por objetivo contribuir par o desenvolvimento de bases teóricas e metodológicas para o ensino do Design. Para tanto, investiga os processos cognitivos utilizados para o desenvolvimento de idéias em projetos para produtos industriais; pesquisa as possibilidades de articulação entre as diversas disciplinas que compõem a formação do designer; e desenvolve novos métodos e técnicos para o ensino de design.

Design e inovação
Esta linha tem por objetivo contribuir para a compreensão dos papéis do design nos processos de inovação. Para tanto, diacrônica e sincronicamente a atuação de designer, com ênfase no Estado do Rio Grande do Sul, reflete sobre a produção de idéias nos campos da cultura matérias e da cultura organizacional,e analisa o efeito do uso de novas tecnologias e novos produtos no cotidiano das pessoas e nas atividades de trabalho.

 

Grupo: Design, Inovação e Sociedade

Design, Cultura e Inovação
Esta linha tem por objetivo estudar os processos de inovação e seus efeitos na cultura material, considerando os aspectos antropológicos, ecológicos e tecnológicos, de modo a contribuir para o desenvolvimento social sustentável. Para tanto, reflete sobre a produção de novos desígnios nos campos da cultura comportamental e ideacional, em diversos setores, assim como analisa o efeito de novos materiais e processos produtivos em produtos de serviço e de consumo.

Direito

Grupo: Direito e Economia

Direitos humanos e sociedade de mercado
Compõe-se de projetos de pesquisa envolvendo a proteção dos direitos humanos em sociedades de mercado, os quais atentem, pois, aos especiais desafios impostos por sociedades assim à garantia dos direitos humanos. Compreende, em particular, projetos que tenham em vista a regulação da atividade empresarial, dos contratos e do comércio internacional e sua relação com os direitos humanos.

Grupo: Direitos Humanos e Fundamentais: Eficácia e Fundamentação

Direitos Humanos e Instituições
Abriga projetos que tenham em vista a relação entre direitos humanos, constitucionalismo e instituições políticas; a interpretação de disposições constitucionais e legais atinentes a direitos humanos; a eficácia dessas disposições; meios de realização ("enforcement") dos direitos humanos, em especial os órgãos judiciais nacionais e internacionais; e a comparação entre sistemas nacionais e internacionais de direitos humanos.

Fundamentos dos Direitos Humanos
Compõe-se de projetos de pesquisa envolvendo a justificação dos direitos humanos, aí compreendendo-se os que: desenvolvam novos argumentos para a justificação dos direitos humanos ou se dediquem à crítica de argumentos já apresentados; defrontem-se com objeções aos direitos humanos; avaliem sistemas nacionais e internacionais de direitos humanos, em relação seja à sua amplitude, seja ao seu alcance ou área de aplicação; e ofereçam soluções para potenciais colisões de direitos.

Letras

Grupo: Língua e Literatura na Formação do Sujeito

Linguagem, Discurso e Sociedade
Refletir sobre o uso da linguagem em diferentes gêneros, contextos e suportes; investigar os processos de interação discursiva implicados na produção e recepção dos sentidos.

Linguagem, Processos Cognitivos e Aprendizagem
Investigar os aspectos cognitivos e simbólicos no processo de desenvolvimento da linguagem oral e escrita; contribuir para a formação teórico-metodológica de professores e demais profissionais dedicados aos estudos da linguagem.

Educação

Grupo: Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Educação, Cultura e Sociedade - GIPECS

Educação, Docência e Identidades
Análise da construção de identidades individuais e coletivas no fazer educacional, que se expressa por meio da produção de conhecimento e da transformação do cotidiano.

Educação e Processos Socioculturais
Análise de temáticas educacionais contemporâneas do ponto de vista sociocultural, com ênfase no seu caráter contraditório e processual. Enfoca a dimensão impulsionadora de ações no campo social e educacional a partir do reconhecimento de que geram relações de poder e identidades.

Intervenção Pedagógica: Conhecimento, Interdisciplinaridade e Aprendizagem
Investigação de diferentes processos de intervenção pedagógica presentes na sociedade do conhecimento e estudo dos movimentos da aprendizagem em suas instâncias lógicas e simbólicas, tecendo redes de conhecimentos interdisciplinares nas relações com os saberes.

Grupo: Grupo Interdisciplinar de estudos sobre Educação Superior- GIEES

Educação superior e inovação no ensino
Estudo de estruturas e/ou práticas de ensino e práticas curriculares que apoiam aprendizagens de estudantes e de docentes e que se consolidam e se renovam na educação superior, considerando a análise dos processos inovadores de ensino no interior de áreas do conhecimento ou entre elas.

Produção do Conhecimento e Educação
Análise de processos, metodologias, sistemas de organização e condições de produção do conhecimento na educação, reveladores de sentidos sociais, culturais e subjetivos, os quais explicitam espaços de legitimação e de produção de identidades.

Sistemas de Informação

Grupo: Sistemas de Informação: Ciência e Tecnologia Aplicadas

Ciência e Tecnologia Aplicadas a Sistemas de Informação
O objetivo da presente linha é possibilitar a identificação de tecnologias que solucionem problemas da realidade, implementados por meio dos Sistemas de Informação. Sempre que possível, identificar-se-á possibilidade de investigação científica - seja por meio do objeto de pesquisa, seja por meio da metodologia a ser empregada, ou até da medição do impacto causado pela implantação dos Sistemas de Informação.

WebScience - Ciência da Web
A linha de pesquisa Ciência da Web busca considerar aspectos técnicos e sociais da WWW. O estudo torna-se, assim, multidisciplinar, integrando diferentes áreas do conhecimento, temas recorrentes dessa linha na sociedade, metodologias e técnicas de pesquisa, estudos acadêmicos e soluções emergentes da realidade do mercado. Soluções, formas de desenvolvimento, disseminação e seus impactos são considerados e também a integração de tecnologias é estudada nessa linha.

 

Central de Serviços











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