Apresentação

O Curso tem como proposta formar um profissional multifacetado: apto a atuar na mídia tradicional (jornais, revistas, rádio e TV) e também nas mídias digitais (redes sociais, blogs, sites de conteúdo jornalístico na web), desenvolvendo, desde o início, a competência para a atuação multimídia. O egresso deste curso também estará apto a atuar na gestão da imagem de diferentes tipos de organizações - públicas, privadas e do terceiro setor - através das mídias digitais e do relacionamento com a mídia tradicional, utilizando diferentes ferramentas, com formação para esta área desde o início do curso. Além de duas disciplinas voltadas à área de Assessoria, o currículo também propõe, de forma pioneira, em nível de graduação, uma disciplina de Prevenção e Gestão de Crises de Imagem, conteúdo importante na formação de um profissional desta área. A integração com o curso de Publicidade e Propaganda efetiva-se em diferentes disciplinas, permitindo aos estudantes visão de comunicação integrada, desde o início do curso, culminando com a experiência de um Laboratório de Comunicação Integrada, no último semestre, que envolverá alunos dos dois cursos, na busca de soluções de comunicação. Do ponto de vista metodológico, o Curso apresenta uma visão inovadora, pautada no estudo de casos e na prática constante, alicerçada por sólida fundamentação teórica e contextualizada ao cenário atual. Os novos desafios do Jornalismo, relativos à linguagem, formatos, temáticas e práticas, estão presentes no currículo, em disciplinas como Jornalismo Cidadão, Jornalismo Investigativo, Informação e Entretenimento, Jornalismo Ambiental, entre outras. O Curso também se destaca pela possibilidade de oportunizar aos seus estudantes experiências internacionais. Em sala de aula e, por meio da realização de intercâmbios, os discentes poderão conhecer os atuais desafios do mercado de trabalho de um jornalista no âmbito global, através da parceria com as instituições conveniadas da Laureate International Universities.

Conheça as Instituições conveniadas que
o aluno poderá fazer intercâmbio.

Mercado de Trabalho:

O jornalista é o profissional encarregado de levar ao público as informações, notícias, pesquisas, fatos e principais discussões sociais. Esses profissionais, especializados na comunicação entre as pessoas, têm papel fundamental no desenvolvimento da sociedade. Esse profissional também está habilitado para apresentar programas televisivos e de rádio, pode elaborar projetos gráficos para revistas, jornais e websites, ou se especializar em fotojornalismo. Pode também trabalhar na elaboração de roteiro para televisão e cinema ou ainda com planejamento e execução de projetos de assessoria de imprensa e comunicação empresarial. Os profissionais que se interessam pela pesquisa em comunicação encontram um fértil terreno para o desenvolvimento de estudos nessa área, principalmente com o advento das novas tecnologias de comunicação e informação, que remodelaram o cenário da comunicação social. A demanda por jornalistas sempre cresce em épocas de grandes acontecimentos sociais, como eleições e eventos esportivos. Recentes investimentos de grandes emissoras em seus núcleos jornalísticos também aqueceram o mercado, assim como a Internet também abriu um novo ramo de atividades, absorvendo profissionais da área de comunicação, principalmente nos sites jornalísticos e ligados à educação e cultura.

Diferenciais:

  • Experiência no web jornalismo desde o primeiro semestre;
  • Formação não somente para atuar nas mídias, mas para ser um profissional na área de assessoria, com ênfase na competência multimídia;
  • Preparação para os novos desafios do Jornalismo em níveis regional, nacional e global;
  • Inovadora formação teórica e prática em prevenção e gestão de crises, um tema cada vez mais necessário no mercado;
  • Incentivo às atividades complementares, propiciando ao aluno uma maior vivência tanto acadêmica quanto profissional;
  • Corpo docente qualificado composto em sua maioria por mestres e doutores estimulados ao trabalho interdisciplinar que integra profissionais de diferentes áreas do mercado;
  • Incentivo aos intercâmbios com instituições da Rede de Universidades Laureate no exterior, possibilitando ao estudante adquirir conhecimentos técnico, científico e cultural muito além das fronteiras locais.

*Classificação de 1 (nota mínima) a 5 (grau máximo).



inscreva-se


Formas de ingresso


manifestar interesse

Coordenador

Prof.ª Dra.
Laura Glüer


Currículo Lattes




Horários de atendimento da coordenação
Segundas - das 8h às 11h

Terças - das 19h às 21h

Sextas - das 10h30 às 12h30 e das 19h às 21h
Central de Serviços













Trabalhe conosco | Entre em contato | Nota Legal | Créditos | Como chegar | Indicar site | Informar erro nesta página
Todos os direitos reservados - Melhor visualizado em 1024 x 768 @ IE 7+ ou Firefox 3+