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Pesquisa

O Centro Universitário Ritter dos Reis entende que a pesquisa se vincula ao desenvolvimento de conhecimento por meio de atividades organizadas e sistemáticas de investigação.

Os projetos de pesquisa constituem-se normalmente por iniciativas e proposições de Professores(as), vinculando-se ao interesse institucional; aos interesses, Áreas de Concentração e Linhas de Pesquisa dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu; bem como aos interesses das Escolas que conformam a UniRitter.

Participam, dos projetos aprovados pela Reitoria, docentes vinculados(as) aos cursos de Graduação e Pós-Graduação Stricto Sensu da UniRitter, nas seguintes modalidades: (a) Pesquisador(a) Responsável / Coordenador do Projeto e (b) Pesquisador(a) Colaborador(a) / Integrante do Projeto.

Além disso, participam também estudantes regularmente matriculados(as) nos cursos de graduação, nas seguintes modalidades: Bolsistas de Iniciação Científica (BIC/UniRitter), vinculados ao Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica (PIBIC/UniRitter); e, Estudantes Voluntários(as), vinculados ao Programa Institucional Voluntário de Iniciação Científica (PIVIC/UniRitter).

A Reitoria procura estimular o desenvolvimento de projetos de pesquisa institucionais em função de objetivos ligados à promoção de potenciais específicos de pesquisa e à consolidação de áreas de conhecimento e de linhas de pesquisa específicas dos Cursos de Pós-Graduação, alinhadas aos interesses dos cursos de Graduação.

O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica promove ações para o envolvimento e a articulação de estudantes de graduação com atividades de pesquisa. Volta-se, assim, ao fomento da formação inicial e ao desenvolvimento de uma vocação de pesquisa, além da consolidação de saberes orientada pelo viés da pesquisa científica, indissociavelmente ligada às atividades de ensino e extensão.

Os projetos que envolvem direta ou indiretamente seres humanos como sujeitos de pesquisa necessitam, ainda, de submissão e obtenção prévia de aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa da UniRitter (CEP/UniRitter), que é credenciado pela Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP) e segue os procedimentos e disposições normativas aplicáveis no Brasil.


Reitoria
Professor Dr. Germano Schwartz, Reitor

Coordenação Geral de Pós-Graduação Stricto Sensu
Professor Dr. Márlon Uliana Calza, Coordenar Geral de Pós-Graduação Stricto Sensu

E-mail: [email protected]

Editais

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Resultado Final do Edital de Seleção de Estudantes Voluntários(as) em Pesquisa vinculados(as) ao Programa Institucional Voluntário de Iniciação Científica/ Edital Nº 017/2020
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Edital de Seleção de Estudantes Voluntários(as) em Pesquisa Vinculados(as) ao Programa Institucional Voluntário de Iniciação Científica/PIVIC – UniRitter Edital Nº 017/2020
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Resultado Final do Edital Institucional de Seleção de Bolsistas de Iniciação Científica / PIBIC / UniRitter - Edital N.º 010/2020

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Edital Institucional de seleção de Bolsistas de Iniciação Científica / PIBIC / UniRitter - Edital N.º 010/2020
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Edital de Pesquisa Docente - Ano Base 2020 - Resultado Final
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Edital de Pesquisa Docente - Ano Base 2020 - Resultado Preliminar
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Edital de Pesquisa Docente - Ano Base 2020
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Edital de Reconhecimento e Incentivo à Publicações de Artigos Científicos 2020/2021
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DOCUMENTOS

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Diretriz Institucional Acadêmica Nº 01 de 09/04/2008 – ATIVIDADE DE PESQUISA
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DOCUMENTOS | PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU

Regulamento Geral de Pós-Graduação Stricto Sensu
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Regulamento de Estágio de Docência dos Programas e Cursos de Pós-Graduação Stricto Sensu
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Professora Pesquisadora: Professora Doutora Manuela Catafesta

E-mail Institucional: [email protected]

Currículo Lattes:http://lattes.cnpq.br/4707845429033796

Curso(s) de Vínculo: Graduação em Arquitetura e Urbanismo

Resumo do Projeto: Os documentos contidos no Acervo da Construtora Azevedo Moura & Gertum (AMG), doados à Faculdade de Arquitetura e Urbanismo do UniRitter em 1998, registram importantes manifestações da modernidade no Rio Grande do Sul, entre as décadas de 1920 e 1980. Fundada em 1924, pelos engenheiros Fernando de Azevedo Moura e Oscar M. Gertum, a construtora AMG foi a responsável pela execução de reconhecidas obras de Porto Alegre, algumas delas hoje identificadas como patrimônio arquitetônico da cidade – o Hipódromo do Cristal, os edifícios Guaspari, Imperial, Jaguaribe, Esplanada e Sulacap. Segundo os documentos que fazem parte do acervo AMG, a construtora realizou o impressionante número de 853 obras. Seu campo de atividades abrangeu projeto e execução de obras industriais, residenciais, instalações comerciais, bancárias, hospitalares, saneamento básico, reservatórios e distribuição de água. Além de conter um vasto registro gráfico, o acervo do Laboratório de História e Teoria da Arquitetura contém também o registro fotográfico da execução de muitas dessas obras. Imagens de diferentes momentos, nas quais se procura exaltar a técnica e o sentido da construção no projeto, tão importantes para a modernidade. A partir da análise do acervo da construtora, pretende-se demonstrar o quanto os projetos contidos nele são capazes de ilustrar, na passagem do tempo, as transformações pelas quais passou a arquitetura moderna em Porto Alegre. Entre os resultados esperados, além da reflexão teórica, será realizada a organização, catalogação e disponibilização desse material. Assim, a divulgação dos acervos e da produção teórica do Laboratório será um fator para promoção da imagem institucional do UniRitter, com ênfase na pesquisa científica e na contribuição cultural.

Professora Pesquisadora: Professora Doutora Márcia Alves De Medeiros Gorodicht

E-mail Institucional: [email protected]

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8474780439509578

Curso(s) de Vínculo: Graduação em Medicina Veterinária

Resumo do projeto: Perdas econômicas causadas por ectoparasitos, em particular a mosca-dos-chifres (Haematobia irritans) e o carrapato-do-boi (Rhipicephalus(Boophilus) microplus) são elevadas nos rebanhos brasileiros. O objetivo desse trabalho será avaliar o panorama atual sobre o controle H. irritans e R.microplus em propriedades pecuárias no estado do Rio Grande do Sul, RS. A pesquisa será conduzida no período de maio a dezembro de 2020 durante visitas às propriedades e feiras de exposições de animais. Serão utilizados questionários semiestruturados sobre as práticas adotadas no controle desses ectoparasitos. Os dados obtidos serão tabulados e analisados pelo sistema de análise quantitativo-descritivo pelo qual pretende verificar a frequência simples de ocorrência de cada resposta, seguida pelo cálculo de porcentagem. O conhecimento das características culturais e socioeconômicas das propriedades e das práticas adotadas para o controle da mosca-dos-chifres e o carrapato-do-boi, torna-se essencial à implementação de programas de controle que possam minimizar os prejuízos econômicos. O conhecimento das características culturais e socioeconômicas das propriedades e das práticas adotadas para o controle da mosca-dos-chifres e o carrapato-do-boi, é essencial para auxílio técnico aos produtores e manutenção dos índices produtivos elevados.

Professor Pesquisador: Professor Mestre Rodrigo Poltosi Gomes de Jesus

E-mail Institucional: [email protected]

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1975986982030971

Curso(s) de Vínculo: Graduação em Arquitetura e Urbanismo

Resumo do projeto: O presente projeto de pesquisa parte da contextualização da importância da realização dos concursos de projetos de arquitetura e urbanismo como um processo democrático para a construção de uma cidade com maior qualidade de vida. Também reconhece que esta modalidade de escolha de projetos públicos permite a participação de jovens egressos dos cursos de arquitetura e urbanismo, transformando-se em uma oportunidade de trabalho no início da carreira profissional. Este tema dos concursos profissionais de arquitetura já foi amplamente debatido em diversas pesquisas, restando uma importante lacuna quanto à análise dos concursos voltados a estudantes, que possuem papel relevante na formação do ofício do arquiteto. Neste contexto, a pesquisa tem por objetivo realizar um levantamento e análise dos concursos estudantis, especificamente quanto ao desempenho dos alunos das IES do Rio Grande do Sul nestas premiações, tanto no âmbito local, como no nacional e internacional. Como resultado, espera-se obter indicadores das escolas premiadas, com interesse específico no desempenho dos egressos da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UniRitter.

Professor Pesquisador: Professor Mestre Francisco Xavier de Araujo

E-mail Institucional: [email protected]

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9499555957628584

Curso(s) de Vínculo: Graduação/Fisioterapia

Resumo do projeto:Introdução: Os esportes eletrônicos (eSports), compreendem diferentes modalidades de jogos, disputadas competitivamente em ambientes controlados, com estrutura e regulamentos semelhantes aos esportes tradicionais. Existe o risco de queixas musculoesqueléticas devido aos gestos repetitivos de motricidade fina através do uso do computador. Poucos estudos transversais foram relatados mundialmente, e nenhum estudo sobre identificação da prevalência de dores e lesões nessa população foi realizado no Brasil. Objetivos: Identificar a prevalência de dor e lesão musculoesquelética por região anatômica entre jogadores profissionais brasileiros de eSports e verificar associação da presença de dor e lesão musculoesquelética com características pessoais, de treinamento, e de modalidades esportivas destes jogadores. Metodologia: Este será um estudo observacional, descritivo e transversal. Um questionário de preenchimento on-line será enviado para todos os jogadores de times profissionais das categorias Multiplayer Online Battle Arena – MOBA e First-Person Shooter – FPS, que participem de torneios internacionais e nacionais, maiores de 18 anos. Após a assinatura eletrônica do TCLE, questões de múltipla escolha englobarão dados demográficos, características da prática do eSports, e presença e histórico de dor e lesões musculoesqueléticas. Para verificar a associação entre as variáveis será utilizado o teste Qui-Quadrado. O nível de significância adotado para o estudo será de 5% (α = 0,05).

Professor Pesquisador: Professor Mestre Lucas Bernardes Volpatto

E-mail Institucional: [email protected]

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8738183683072921

Curso(s) de Vínculo: Graduação em Arquitetura e Urbanismo / Especialização de Arquitetura de Interiores

Resumo do projeto:A cidade de Canoas é um importante município da região metropolitana de Porto Alegre. Lugarejo destinado incialmente à prática de veraneio pelos anos 1890, se emancipou dos municípios de Gravataí e São Sebastião do Caí no ano de 1939 quando então começa a sua intensa urbanização. É banhada por importantes rios que formam o lago Guaíba, Sinos e Gravataí. Possui características culturais endêmicas pela presença da Base Aérea e pela via férrea que com a BR 116 corta o seu território. Segundo PIB mais alto do estado do Rio Grande do Sul, também é um forte polo universitário e a quarta maior população do estado. Nos últimos 10 anos um olhar mais aprimorado tem destacado o patrimônio histórico edificado da região, até então pouco notado, pois embora houvesse inventários prévios da década de 1970, somente em 2009 tem seu primeiro bem tombado. Com exemplares da arquitetura eclética, as vilas de veraneio, e do modernismo e pós modernismo, o acervo composto por quase 40 imóveis listados pela prefeitura, possui um grande potencial turístico e cultural que se identificado e sistematizado, poderá ser usufruído através de atividades de educação patrimonial pela comunidade. A intenção do projeto é propor uma metodologia de reconhecimento e cadastro das edificações de modo que, após a pesquisa, se proponha um roteiro de visitação do seu patrimônio histórico para a cidade. O UniRitter possui o seu campus mais antigo instalado no município e por isso também é objetivo desta proposta, uma aproximação do curso de Arquitetura e Urbanismo, que é recente neste campus, com o seu próprio território, de modo que através deste projeto e o envolvimento dos alunos, exista uma interação com a população canoense com os roteiros propostos.

Professor Pesquisador: Professor Doutor Germano Schwartz

E-mail Institucional: [email protected]

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8040761862563396

Curso(s) de Vínculo: Mestrado em Direitos Humanos / Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos

Resumo do projeto:Objetivo Geral Verificar de que maneira os Novos Movimentos Sociais do Século XXI, em especial o junho de 2013 brasileiro, influenciaram a reflexividade jurídica no Estado do Rio Grande do Sul. 3.2. Objetivos Específicos 3.2.1. Investigar os variados fatores que influenciaram o junho de 2013 no Estado do Rio Grande do Sul; 3.2.2. Verificar os pontos de encontro e de separação entre os movimentos do junho de 2013 no Brasil com aqueles ocorridos no Estado do Rio Grande do Sul; 3.2.3. Perscrutar o papel do Direito em vista dos novos movimentos sociais, em especial os decorrentes do junho de 2013.

Professora Pesquisadora: Professora Doutora Carmen Hein de Campos

E-mail Institucional: [email protected]

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3038625843658528

Curso(s) de Vínculo: Graduação em Direito e Mestrado em Direitos Humanos / Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos

Resumo do projeto:Assistimos retrocessos nas políticas públicas de enfrentamento às violências contra mulheres no Brasil desde a eleição de Jair Bolsonaro em 2018. O patriarcalismo e os estereótipos de gênero fortalecem o governo centralizador e autoritário. Assim, uma parte importante desse projeto de sociedade consiste em assegurar as hierarquias patriarcais que privilegiam homens cis e heterossexuais, em detrimento das liberdades conquistadas pelas mulheres e minorias sexuais depois de décadas de lutas democráticas. A “ideologia de gênero” tem sido utilizada para conter os avanços nas políticas públicas, nos direitos das mulheres e espalhar o pânico contra os feminismos e população LGBTIQ. O atual Ministério da Mulher da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH) é o principal locus de difusão desta ideologia de gênero familista, que viola os direitos das mulheres e minorias sexuais. O projeto de pesquisa pretende investigar como a "ideologia de gênero" tem sido utilizada pelo MMFDH em seu modelo organizacional e de políticas públicas de defesa da família patriarcal, contra os feminismos e os movimentos LGBTIQ+.

Professora Pesquisadora: Professora Doutora Mariana Kuhn de Oliveira

E-mail Institucional: [email protected]

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7318954416059983

Curso(s) de Vínculo: Graduação em Direito e Mestrado em Direitos Humanos / Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos

Resumo do projeto:A desigualdade é um fenômeno complexo. Dentre os autores que buscam explicar esse fenômeno, Göran Therborn se destaca ao distinguir três dimensões da desigualdade: a desigualdade de recursos, a vital e a existencial. A desigualdade de recursos é facilmente compreensível: uma pessoa é desigual se possui menos meios de adquirir, normalmente dinheiro, aquilo que lhe é necessário quando comparada ao resto. A igualdade vital, por sua vez, marca como a desigualdade afeta a expectativa de vida e a saúde de uma pessoa. O lugar onde moramos, a qualidade da água que bebemos e até mesmo nossa educação influenciam essa dimensão da igualdade. A desigualdade existencial se distancia das duas outras. Sua forma de aferição, por exemplo, não pode ser por dados quantitativos. Para entender a desigualdade existencial, precisamos prestar atenção na autonomia individual, nos direitos exercidos e no respeito prestado a uma pessoa. É nesse âmbito que a economia mais precisa das ciências humanas e sociais para compreender a desigualdade. A desigualdade existencial não é um fenômeno que pode ser analisado a partir da perspectiva de um indivíduo. Ela é dinâmica, pois social. O projeto visa a discutir a relação da desigualdade existencial com a sociabilidade. O foco inicial será na questão da confiança entre os membros de uma sociedade, que é menor onde há maior desigualdade. Outros pontos poderão ainda ser examinados. O trabalho é primordialmente teórico, mas poderá envolver análise de mídias sociais.

Professor Pesquisador: Professor Doutor Mártin Perius Haeberlin

E-mail Institucional: [email protected]

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5190995351722855

Curso(s) de Vínculo: Graduação em Direito e Mestrado em Direitos Humanos / Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos

Resumo do projeto:O projeto busca investigar, identificar e analisar criticamente políticas públicas (nacionais e estrangeiras), especialmente em âmbito dos governos locais (Municípios) avaliando os seus efeitos em termos de concretização de direitos humanos, considerando, a partir dos resultados, a validade teórica da formulação de um conceito de bem comum universalizável (transnacional) fundamentado no mérito, entendido desde o seu potencial emancipador dos sujeitos e de evolução da sociedade, buscando fornecer parâmetros para a construção dessas políticas e para a atuação estatal

Professora Pesquisadora: Professora Doutora Sandra Regina Martini

E-mail Institucional: [email protected]

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4080439371637715

Curso(s) de Vínculo: Graduação em Direito e Mestrado em Direitos Humanos / Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos

Resumo do projeto:A constitucionalização do direito à saúde foi fundamental, mas não suficiente para que sua efetivação ocorresse de modo pleno. Temos poucos estudos sobre as novas demandas de comunidades migrantes, o que tem causado muitos problemas tanto para os operadores da saúde como para os operadores do direito, mas, em especial, tem causado danos para as populações que vivem no MERCOSUL. As contribuições desta pesquisa podem auxiliar na elaboração de políticas públicas e na resolução de conflitos judiciais. O foco não é meramente jurídico-formal, mas buscará, em várias áreas do conhecimento, informações para ver como se decide a respeito dos temas ligados a esta população na questão específica do direito ao direito à saúde dos migrantes. Eixos tematicos: a) Mapeamento do marco legal sobre atenção à saúde dos migrantes no MERCOSUL; b) Solidificação da rede de Direito Sanitário no MERCOSUL; c) Criação de um grupo permanente de discussão entre as Universidades envolvidas; d) Elaboração de cursos de aperfeiçoamento em Direito Sanitário para as regiões estudadas; e) Publicação conjunta com os resultados da pesquisa; f) Publicação de experiências, destacando exemplos nos quais a fraternidade e o Direito Vivo aparecem; g) Participação e criação de seminários conjuntos entre as instituições; h) Envolvimento de novos alunos de graduação, mestrado e doutorado e pós doutorado, incentivando a investigação na área.

Professora Pesquisadora: Professora Doutora Fernanda Nunes Barbosa

E-mail Institucional: [email protected]

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8741415778139085

Curso(s) de Vínculo: Graduação em Direito e Mestrado em Direitos Humanos / Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos

Resumo do projeto:O projeto tem como ponto de partida a consideração de que a defesa que se faz de um sistema mais liberal no que toca a ideias e pensamentos não deve justificar uma liberdade irrestrita para toda forma de expressão, senão apenas na medida em que se a deduz do valor da dignidade da pessoa humana. A liberdade de expressão permite assegurar a continuidade do debate intelectual e do confronto de opiniões, integrando o sistema constitucional de direitos fundamentais e internacional de direitos humanos, e constituindo-se em um direito multifuncional que se desdobra em um feixe de direitos comunicativos fundamentais, sendo eles: as liberdades de expressão stricto sensu, de informação, de investigação acadêmica, de criação artística, de edição, de jornalismo, de imprensa, de radiodifusão, de programação, de comunicação audiovisual, de telecomunicação e de comunicação em rede; bem como as liberdades associadas às comunicativas: liberdade de profissão, livre iniciativa econômica, liberdade de prestação de serviços e o direito de propriedade. O objetivo geral do projeto, portanto, consiste em analisar o conteúdo da liberdade de expressão, bem como seus potenciais limites, a partir de instrumentos internacionais e nacionais que a positivam como um direito humano e de casos julgados pela Corte Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) que reconheceram a sua violação por parte de agente privados e públicos ao longo das últimas décadas.

Professora Pesquisadora: Professora Doutora Fernanda Nunes Barbosa

E-mail Institucional: [email protected]

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8741415778139085

Curso(s) de Vínculo: Graduação em Direito e Mestrado em Direitos Humanos / Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos

Resumo do projeto:O projeto tem como ponto de partida a consideração de que a defesa que se faz de um sistema mais liberal no que toca a ideias e pensamentos não deve justificar uma liberdade irrestrita para toda forma de expressão, senão apenas na medida em que se a deduz do valor da dignidade da pessoa humana. A liberdade de expressão permite assegurar a continuidade do debate intelectual e do confronto de opiniões, integrando o sistema constitucional de direitos fundamentais e internacional de direitos humanos, e constituindo-se em um direito multifuncional que se desdobra em um feixe de direitos comunicativos fundamentais, sendo eles: as liberdades de expressão stricto sensu, de informação, de investigação acadêmica, de criação artística, de edição, de jornalismo, de imprensa, de radiodifusão, de programação, de comunicação audiovisual, de telecomunicação e de comunicação em rede; bem como as liberdades associadas às comunicativas: liberdade de profissão, livre iniciativa econômica, liberdade de prestação de serviços e o direito de propriedade. O objetivo geral do projeto, portanto, consiste em analisar o conteúdo da liberdade de expressão, bem como seus potenciais limites, a partir de instrumentos internacionais e nacionais que a positivam como um direito humano e de casos julgados pela Corte Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) que reconheceram a sua violação por parte de agente privados e públicos ao longo das últimas décadas.

Professor Pesquisador: Professor Doutor Marcos Flávio Rolim

E-mail Institucional: [email protected]

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7964677312864330

Curso(s) de Vínculo: Graduação em Direito e Mestrado em Direitos Humanos / Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos

Resumo do projeto: A pesquisa tem por objeto conhecer os resultados dos projetos de implantação de Justiça Restaurativa em prisões no mundo, com especial atenção para as avaliações de impacto e para a seleção de metodologias replicáveis e amparadas por evidências. A ideia é a da realização de uma Overview (avaliação global) de Revisões Sistemáticas (Systematic Reviews) sobre abordagens restaurativas nos bancos de dados internacionais de revisão (como, por exemplo, Eric e Campbell), e de revisão de estudos empíricos sobre programas de Justiça Restaurativa em prisões. Com o estudo, será possível produzir conhecimento científico a respeito da eficiência da abordagem restaurativa e identificar as melhores possibilidades de sua aplicação na execução penal, identificando as características dos projetos que produziram os melhores resultados, o que será uma referência importante para a implantação de projetos restaurativos em prisões brasileiras.

Professor Pesquisador: Professor Doutor Paulo Agne Fayet De Souza

E-mail Institucional: [email protected]

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3986348618981963

Curso(s) de Vínculo: Graduação em Direito e Mestrado em Direitos Humanos / Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos

Resumo do projeto:O presente projeto de pesquisa sobre tráfico internacional de pessoas [e as organizações criminosas transnacionais] na perspectiva dos direitos humanos tem por finalidade o desenvolvimento de estudo sobre os crimes associativos necessários tratados como organizações criminosas, que assolam o tempo atual da nossa sociedade e ocasionam um vasto campo de estudo no universo do Direito Penal e Processual Penal, no Brasil e no exterior, especialmente sob os aspectos de tipificação, investigação e julgamento dessa modalidade descrita no Artigo 3 do Protocolo Adicional à Convenção das Nações Unidas contra o Crime Organizado Transnacional Relativo à Prevenção, Repressão e Punição do Tráfico de Pessoas, em Especial Mulheres e Crianças, justamente em razão de que engloba, diretamente, o estudo dos direitos humanos à vida, à liberdade, e à dignidade.

Professor Pesquisador: Professor Doutor Márlon Uliana Calza

E-mail Institucional: [email protected]

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0344627106609671

Curso(s) de Vínculo: Graduação em Design Gráfico e Mestrado em Arquitetura e Urbanismo / Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo

Resumo do projeto:A pesquisa tem como objetivo o mapeamento, a reconstrução e a análise de contextos relacionados à instauração, ao desenvolvimento e à memória tipográfica na cidade de Porto Alegre, no período de 1827 a 2019, problematizando a relação entre os processos de desenvolvimento gráfico, urbano, arquitetônico e social. Tem-se, assim, a intenção de se mapear e identificar, visual, espacial e graficamente, os locais e as condições nas quais as oficinas tipográficas operavam e/ou operam na cidade, mas também analisar a sua origem e a sua relação com outros contextos (tipo)gráficos. Além disso, pretende-se observar, na atualidade, os acervos e as oficinas existentes na cidade, ou, ainda, seus resquícios e fragmentos, que constituirão sua memória. Essencialmente qualitativa, a pesquisa pode ser considerada básica pura e de caráter exploratório. Além disso, contempla três procedimentos principais: (i) a pesquisa bibliográfica ou teórica; (ii) a pesquisa documental, através das perspectivas diacrônica e sincrônica; (iii) e a pesquisa iconográfica, cujas imagens caracterizar-se-ão como argumentos visuais e registros da memória gráfica da cidade. A coleta de dados será realizada em diferentes bases e acervos, virtuais e físicos; já as categorias e instrumentos de análise contemplarão as referências teóricas, as imagens e documentos mobilizados, mas também possibilitarão a produção de diferentes mapas, associados aos panoramas arquitetônico e tipográfico da cidade, então investigados.

Professora Pesquisadora: Professora Doutora Geisa Bugs

E-mail Institucional: [email protected]

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/955526976033199

Curso(s) de Vínculo: Graduação em Arquitetura e Urbanismo e Mestrado em Arquitetura e Urbanismo / Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo

Resumo do projeto:Estamos passando por uma mudança de paradigma, de um mundo baseado no material para um mundo baseado nas informações. As tecnologias digitais estão mudando as formas de relação dos habitantes com o espaço urbano. Ao mesmo tempo, paulatinamente nos afastamos de um mundo em que um pequeno número de pessoas define regras, cria produtos e toma decisões, na direção de um mundo em que todas as pessoas são dotadas de meios para participar e contribuir ativamente na resolução de problemas pessoalmente significativos. Neste contexto, surgem diversas iniciativas, não necessariamente com a participação de arquitetos e urbanistas, cuja atuação ou objeto de interesse é o espaço urbano. Em comum, elas defendem a incorporação da perspectiva e a valorização dos saberes do usuário do espaço urbano, em contraponto a visão baseada puramente no conhecimento técnico dos especialistas. Dado este contexto, a pesquisa investiga os paradigmas emergentes no campo do urbanismo contemporâneo, avaliando se, e como, estas novas práticas se tornarão de fato paradigmas estabelecidos. Os objetivos específicos são: identificar e caracterizar os contextos no qual estas práticas se desenvolvem e quais as suas origens e dimensões; reconhecer e analisar as suas manifestações e impactos no espaço urbano; e avaliar se, e como estas práticas serão incorporadas pelos profissionais do urbanismo.

Professora Pesquisadora: Professora Doutora Mariceia Benetti

E-mail Institucional: [email protected]

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6393125910458037

Curso(s) de Vínculo: Mestrado em Arquitetura e Urbanismo / Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo / Doutorado em Letras / Programa de Pós-Graduação em Letras.

Resumo do projeto:O presente projeto propõe-se ao prosseguimento da pesquisa de 2019, História conta a história: acervo João Alberto Fonseca da Silva (JASF) e a sua fotografia como registro da memória vivida da cidade de Porto Alegre, além de realizar a interdisciplinaridade com o programa de pós-graduação de Letras. Agora com o título O acervo João Alberto Fonseca da Silva e a sua linguagem fotográfica como registro da memória e do vivido da cidade de Porto Alegre, onde se estudará o acervo fotográfico de João Alberto Fonseca da Silva, pertencente ao Laboratório de História e Teoria da Arquitetura (LHTA). A pesquisa tem como principal objetivo analisar as possibilidades de linguagens estéticas nas fotografias de JAFS, e esse é o seu vínculo ao programa de pós-graduação de Letras, e como elas falam da arquitetura e das vivências da cidade em seu contexto histórico. Para tanto, vale-se da Fenomenologia como metodologia. Assim, a pesquisa buscará compreender uma realidade apresentada pelo registro fotográfico de João Alberto. A análise é a que emerge na consciência do sujeito pesquisador e não somente do objeto pesquisado, pois acredita-se que o processo de produção de sentido dado pela fotografia transcende ao objeto registrado. Para isso, vale-se de autores como Barthes, Iser, Souza e Zevi. Entre as respostas esperadas, além da reflexão teórica, será a identificação das linguagens fotográficas que o fotógrafo apresenta. Auxiliando na divulgação do acervo e da produção teórica do Laboratório.

Professor Pesquisador: Professor Doutor Fábio Bortoli

E-mail Institucional: [email protected]

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7262746811553218

Curso(s) de Vínculo: Graduação em Arquitetura e Urbanismo e Mestrado em Arquitetura e Urbanismo / Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo

Resumo do projeto:As vivências contemporâneas dos espaços das cidades têm demonstrado possibilidades e entraves que merecem investigação, em âmbitos tão extremos quanto a moradia e o espaço público. Pelo lado da arquitetura dos espaços construídos, surgem novas formas de vivência, compartilhada, fluída, não totalmente delimitada entre público e privado (pelo menos nos moldes do século XX). Tal fenômeno alimenta, e é alimentado por residências mínimas, micro-apartamentos, locação e compartilhamento digitalmente gerenciados de moradias, que destacam usos coletivos. Já os espaços de comércio, impactados pelas dinâmicas digitais de consumo, se estruturam para proporcionar experiências e usos públicos, dão foco ao conforto e buscam a permanência com através da oferta de serviços. Nos espaços públicos as interações e engajamentos proporcionam novas vivências coletivas, mediadas pelo comércio e pela colaboração. As formas de apropriação podem ser avaliadas a partir de enfoque das dinâmicas sociais - de engajamento e interação, mas também, mão contrária, a partir da avaliação estrutural - das suas condições físicas. Os espaços aqui referidos para estudo são os de acesso e uso público, localizados em áreas públicas ou privadas da cidade e dos edifícios. Interessa aqui as formas de ocupação, apropriação e compartilhamento, mas, especialmente, as condições estruturais (físicas) que definem tais fatores, descritas em Edelweiss & Bortoli (2019): aspectos ambientais, condições dadas pelo projeto dos espaços e condições de entorno. O recorte busca uma tipologia que abarque os espaços variados, dentre os públicos - ruas, largos, praças e parques -e privados – espaços de comércio, áreas comuns e espaços abertos. Não há, à priori, uma delimitação geográfica da cidade, mas o interesse um olhar mais panorâmico, abrangente, para posteriores análises pormenorizadas. Busca-se verificar a hipótese de que as formas contemporâneas dos espaços se tratam de típica lógica emergente, que utilizam participação, organização e/ou colaboração em mídias digitais e proporcionam interessante reflexão sobre uma nascente urbanidade.

Professor Pesquisador: Professor Doutor Felipe Maciel Xavier Diniz

E-mail Institucional: [email protected]

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1553909372077228

Curso(s) de Vínculo: Graduação em Produção Audiovisual, Jornalismo, Publicidade e Propaganda; Doutorado em Letras / Programa de Pós-Graduação em Letras

Resumo do projeto:A pesquisa Autobiografia e Fabulação no Cinema Brasileiro busca elucidar os atravessamentos entre os processos das escritas de si com os movimentos fabulatórios, Deste modo, traçamos um percurso que bifurcar-se em duas direções: de um lado, aprofundaremos as concepções teóricas em torno dos conceitos de autobiografia e fabulação e de outros realizaremos uma pesquisa cartográfica em torno de obras audiovisuais que refletem tais processos. Tal dinâmica aponta para uma tendência na produção cinematográfica brasileira recente e, ao lançar mão de tal investigação, essa pesquisa não só elucida as características da produção audiovisual brasileira, como problematiza modos de ser e de viver da contemporaneidade.

Professora Pesquisadora: Professora Doutora Mariceia Benetti

E-mail Institucional: [email protected]

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6393125910458037

Curso(s) de Vínculo: Mestrado em Arquitetura e Urbanismo / Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo / Doutorado em Letras / Programa de Pós-Graduação em Letras.

Resumo do projeto:O presente projeto propõe-se ao prosseguimento da pesquisa de 2019, História conta a história: acervo João Alberto Fonseca da Silva (JASF) e a sua fotografia como registro da memória vivida da cidade de Porto Alegre, além de realizar a interdisciplinaridade com o programa de pós-graduação de Letras. Agora com o título O acervo João Alberto Fonseca da Silva e a sua linguagem fotográfica como registro da memória e do vivido da cidade de Porto Alegre, onde se estudará o acervo fotográfico de João Alberto Fonseca da Silva, pertencente ao Laboratório de História e Teoria da Arquitetura (LHTA). A pesquisa tem como principal objetivo analisar as possibilidades de linguagens estéticas nas fotografias de JAFS, e esse é o seu vínculo ao programa de pós-graduação de Letras, e como elas falam da arquitetura e das vivências da cidade em seu contexto histórico. Para tanto, vale-se da Fenomenologia como metodologia. Assim, a pesquisa buscará compreender uma realidade apresentada pelo registro fotográfico de João Alberto. A análise é a que emerge na consciência do sujeito pesquisador e não somente do objeto pesquisado, pois acredita-se que o processo de produção de sentido dado pela fotografia transcende ao objeto registrado. Para isso, vale-se de autores como Barthes, Iser, Souza e Zevi. Entre as respostas esperadas, além da reflexão teórica, será a identificação das linguagens fotográficas que o fotógrafo apresenta. Auxiliando na divulgação do acervo e da produção teórica do Laboratório

Professora Pesquisadora: Professora Doutora Raquel Bello Vázquez

E-mail Institucional: [email protected]

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7397698200682267

Curso(s) de Vínculo: Letras Português; Letras Inglês; Pedagogia; História; Doutorado em Letras / Programa de Pós-Graduação em Letras

Resumo do projeto:A presente proposta é um recorte dentro de um projeto maior, definido desde 2016 como guarda-chuva para a linha de pesquisa que abriga uma série de estudos de caso que se propõem a analisar práticas leitoras reais identificando quais são os produtos culturais efetivamente consumidos por comunidades de leitoras de leitores, os modos de consumo desses produtos e os diferentes papéis que a leitura literária pode ter nesse processo. Numa primeira fase foram estudadas fontes secundárias sobre práticas e sobre consumos culturais1 no Brasil.2 Agora, numa segunda está sendo feita a identificação de núcleos estratégicos de produção, consumo e discussão de leitura literária não profissional (bibliotecas comunitárias, clubes de leitura, sites e foros na internet), com predominância de pontos focais em Porto Alegre, diferenciados quanto ao perfil socioeconômico e demográfico da sua população. O embasamento do projeto remete, por um lado para as teoria sistêmicas e de campo, e, por outro, para a linha de pesquisa, ela mesma derivada das teorias de campo, dos consumos culturais, incluindo os estudos sobre as homologias estruturais entre os campos culturais e o campo social, em coerência com a linha de pesquisa “Leitura e processos culturais” do Programa de Pós-Graduação em Letras.

SEPesq UniRitter
A Semana de Extensão, Pesquisa e Pós-Graduação do UniRitter (SEPesq) é promovida pela Reitoria da UniRitter, anualmente, e tem como objetivo divulgação de trabalhos científicos, envolvendo a participação de estudantes e docentes da Instituição, de outras Instituições de Ensino Superior, Institutos e Centros de Pesquisa, além do público externo e da comunidade.

A Semana de Extensão, Pesquisa e Pós-Graduação da UniRitter compreende diferentes modalidades de apresentação de trabalhos científicos e participação, dando visibilidade a Projetos de Pesquisa, Projetos de Extensão, além de trabalhos acadêmicos desenvolvidos no âmbito do Ensino de Graduação:

Mostra de Ensino e Pesquisa
Jornada de Iniciação Científica
Salão de Extensão Universitária
Comunicações de Pós-Graduação
Colóquio de Pesquisa e Pós-Graduação
Colóquio de Extensão.

Informações sobre a Semana de Extensão, Pesquisa e Pós-Graduação da UniRitter estão disponíveis em aqui.

Atualmente, os grupos de pesquisa da UniRitter passam por uma atualização e serão divulgados em breve.