UniRitter integra Fashion Revolution Week

Curso de Design de Moda elabora exposição com peças transformadas a partir do conceito upcycling

Entre os dias 24 e 30 de abril de 2017 será celebrada a Fashion Revolution Week em mais de 90 países. O movimento tem como objetivo a conscientização sobre o impacto da cadeia de confecção da moda em todas as suas fases, desde a fase de corte, costura, até o seu uso e descarte. No Brasil, vários eventos estarão acontecendo nessa semana, sendo realizadas principalmente por estudantes de moda.

Na UniRitter, o curso de Design de Moda participa ativamente do movimento, onde, já em 2016 foram confeccionados nove bandeiras alusivas à campanha, e que foram posteriormente transformadas em cobertores e então doadas para o lar de idosos SPAAN - Sociedade Porto-alegrense De Auxilio Aos Necessitados, que atende cerca de 150 idosos.

Para a edição deste ano os alunos das disciplinas de projeto de moda I, II, III e IV, ministradas pelas professoras Anne Anicet, Camila Konradt, Lívia Menezes, Nicele Branda, Renata Pedron, Viviane Gil e Tatiana Laschuk desenvolveram coleções a partir do conceito upcycling, que visa criar peças novas de vestuário a partir de roupas antigas ou descartadas.

Num primeiro momento os alunos realizaram a doação de roupas, que passaram então por uma curadoria de seleção interna das professoras dos respectivos projetos, para posteriormente serem distribuídas em cada uma das disciplinas. A partir das peças já escolhidas, os alunos planejaram a forma como as peças seria transformadas, e então iniciaram a produção, que teve resultados inesperados, como calças que se transformaram em vestidos, camisas masculinas em saias, e tantas outros desdobramentos.

O trabalho de transformação foi registrado pelos alunos das disciplinas de fotografia, coordenados pela professora Manoela Dutra, que também realizou a edição das fotos que serão apresentadas na exposição.

Além das coleções upcycling, foram desenvolvidas as tradicionais bandeiras, que seguem a proposta original do evento a fim de fortalecer o engajamento por parte dos alunos das faculdades de moda em todo o mundo. As bandeiras foram produzidas nas disciplinas de Introdução do Projeto de Moda, sob tutoria das professoras Anerose Perini e Renata Pedron.

O resultado desenvolvido pelas turmas pode ser visto no Campus Zona Sul (saguão do prédio A) do dia 24 ao dia 28 de abril. Aberta ao público, a iniciativa faz parte do movimento mundial #fashionrevolutionday

Sobre a #fashionrevolutionday

Durante #fashionrevolutionday, as faculdades de moda de todo o mundo se envolvem na disseminação desse movimento através de cursos, palestras e exposições alusivas ao movimento. No Brasil, vários eventos acontecerão nessa semana, sendo realizados principalmente por estudantes de moda. Com o objetivo de discutir o verdadeiro custo e o impacto da cadeia produtiva na vida das pessoas, o movimento foi criado por um conselho mundial formado por líderes da indústria sustentável do segmento. A iniciativa mostra que mudanças no modo atual de produção e consumo são possíveis se promovida uma rede mais sustentável, com conexões transparentes e a contribuição da sociedade.

- O QUÊ? #fashionrevolutionday na UniRitter

- QUANDO? 24 a 28 de abril.

- ONDE? Campus Zona Sul UniRitter - Saguão do Prédio A (Rua Orfanotrófio, 555).