Whatsapp

Matrícula via WhatsApp

Notícias

Professoras do Curso de Pedagogia têm artigo publicado em e-book

Trabalho traz relato de experiência de docência compartilhada

As professoras do curso de Pedagogia Lenir Moraes e Denise W. Theves desenvolveram o trabalho “O pensamento espacial que atravessa a matemática e a cartografia: fazer-se professor(a) entendendo o pensamento das crianças”, publicado no E-Book Educação no Brasil: Experiências, Desafios e Perspectivas.

O trabalho foi desenvolvido a partir do trabalho de docência compartilhada, envolvendo conhecimentos de Matemática e de Geografia, trabalhadas com as acadêmicas do curso de Pedagogia.

“Nos anos iniciais faz-se necessário construir conhecimentos que oportunizem leituras (espaciais) do mundo, levando em consideração os conhecimentos das crianças, suas linguagens, expressões, propondo outros sentidos e significados para os movimentos de aprender e ensinar”, ressalta a professora Denise W. Theves. Para a docente nesse processo é de extrema importância o papel dos professores que, em sua docência, articulam o protagonismo das crianças na interação com os conhecimentos escolares.

As pedagogas destacam a importância da docência que leve em consideração o pensamento das crianças e a importância da formação de professores que experimenta propostas que rompem com os saberes disciplinares e propõe o diálogo entre diferentes campos de conhecimento.

O e-book pode ser acessado AQUI.