Estudantes de Pedagogia realizam atividade de campo em territórios negros de Porto Alegre

Atividade proporcionou aos alunos uma vivência histórica, cultural e ancestral da cultura negra

Alunos do Curso de Pedagogia participaram de atividade de campo em Territórios Negros da Capital, no último dia 28 de setembro. A ação fez parte da disciplina de Identidades e Diversidades Étnico-raciais, ministrada pela professora Denise Wildner Theves. A mediação da atividade foi realizada pela historiadora Fátima Rosane da Silva André.

Os territórios negros em Porto Alegre constituem-se em um espaço percorrido e sentido no qual é possível resgatar a ancestralidade, o modo de vida e as tradições do povo negro. “Percorrendo territórios negros criam-se possibilidades de transformação dos sujeitos através da interação com os lugares e com as heranças dos povos de matriz africana. Esse movimento suscita a recuperação, o reconhecimento e a valorização da presença negra em diversos espaços e tempos”, explica a professora.

A realização da atividade proporcionou aos alunos uma vivência histórica, cultural e ancestral da cultura negra. Responsável pela atividade, Denise destaca ainda que “percorrer os territórios negros e buscar essa territorialidade que é percebida como espaço de práticas culturais nas quais se criam mecanismos identitários de representação a partir da memória coletiva, das suas singularidades culturais e paisagens. Realizar essa atividade apresenta-se como uma possibilidade de vivenciar de maneira plena essa memória da ancestralidade materializada nos lugares percorridos e aí reside a sua potência na construção de novas memórias livres do preconceito e do etnocentrismo”.