Estudantes da FACS gravam programas na Globo e SBT em São Paulo

Um grupo formado por 38 estudantes de Jornalismo e Produção Audiovisual da UniRitter passou cinco dias na capital paulista

Estudantes dos cursos de Jornalismo e Produção Audiovisual da UniRitter estiveram na semana passada, entre os dias 15 e 19 de outubro, nos estúdios da Rede Globo, SBT e Record TV em São Paulo (SP). Coordenada pelo professor Rodrigo Rodembusch, a viagem teve como objetivo aproximar os 38 alunos da FACS ao principal mercado de comunicação do país.

A primeira visita foi aos estúdios da Globo, onde os estudantes participaram da gravação do programa Altas Horas, apresentado por Serginho Groisman. A gravação, que ocorreu durante toda a tarde da terça-feira, teve como convidados os cantores Daniel, Vitor Kley, a dupla Anavitória, o ex-jogador de basquete Oscar Schmidt e a atriz Lília Cabral, além da participação da sexóloga Laura Müller.

O programa, que foi ao ar na mesma semana, na noite de 19 de outubro, teve uma das participações mais emocionantes da plateia protagonizada pela estudante de Jornalismo Ingrid Camboim, do segundo semestre. Ingrid, que também é atriz, questionou Lília sobre as dificuldades enfrentadas por quem inicia na profissão: Assista AQUI.

“Eu tinha tanta vontade de ser atriz, eu tinha tanta loucura por essa profissão, que para mim todos os obstáculos eram uma vontade de vencer e eu não pensava na derrota”, respondeu Lília Cabral, que ainda deixou um conselho aos atores iniciantes: “A gente só vai mesmo fincar nossos pés, nossas raízes, por incrível que pareça, nos nossos fracassos. Em frente. Se frustre, porque você vai se dar bem. Se é isso que você quer mesmo, você vai se dar bem!”

Na quinta-feira, pela manhã, os estudantes embarcaram rumo a Osasco, cidade onde fica localizada a sede do Sistema Brasileiro de Televisão (SBT). Após almoço realizado na emissora, os alunos participaram de um tour pelo museu onde estão expostos vídeos de homenagens a Silvio Santos, artigos comprados pelo proprietário do canal, painéis interativos e estátuas de apresentadores, além de uma rápida parada para visita e fotos no estúdio do programa Topa ou Não Topa, apresentado por Patrícia Abravanel.

À tarde, o grupo se dirigiu ao Estúdio 1 da emissora para participar da gravação do Programa da Maisa, que teve como convidados o cantor sertanejo Felipe Araújo e a funkeira Pocah (ex-MC Pocahontas), além de participações do humorista Oscar Filho (ex-CQC). O programa, vencedor da categoria Programa de TV do Ano do Meus Prêmios Nick 2019, teve músicas, jogos com a participação dos convidados e, ao final, a apresentadora tirou fotos com todos os integrantes da plateia.

A última visita técnica aconteceu na manhã de sexta-feira, 18 de outubro, na sede da Record TV, no bairro Barra Funda, zona oeste da capital paulista, onde os estudantes tiveram a oportunidade de participar de um diálogo com o jornalista Heródoto Barbeiro, apresentador do Jornal da Record News e autor de diversos livros que servem, na área acadêmica, como referência bibliográfica para monografias e trabalhos de conclusão de curso.

O jornalista, acompanhado de Udo Simons (ex-CBN, Correio Braziliense e TV Cultura), com quem escreveu “Jornalismo Para Leigos”, seu livro mais recente, falou sobre a sua carreira na Record News – onde atua desde 2011 – e a atuação multiplataforma do telejornal que apresenta, além de responder perguntas de alguns estudantes, que foram presenteados com livros do jornalista Heródoto Barbeiro.

AGÊNCIA INQ

Texto | Juan Romero