Engenharia Ambiental e Sanitária da UniRitter marca presença no 3° Simpósio de Gestão Ambiental (Siga)

Evento ocorreu em São Francisco de Paula/RS

Um grupo de 12 estudantes do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária da UniRitter e o coordenador, professor John Wurdig, participaram entre os dias 6 e 8 de abril de 2017 da terceira edição do Simpósio de Gestão Ambiental (Siga). O evento abordou o tema “Territórios Hídricos e Mercados Ambientais” na cidade de São Francisco de Paula/RS na Unidade da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul – UERGS.

A iniciativa teve como objetivo discutir e apontar alternativas aos problemas socioambientais que ocorrem na Região dos Campos de Cima da Serra, como forma de contribuir academicamente com o desenvolvimento do Estado de forma sustentável. Durante o encontro também ocorreram o 1º Encontro de Educação e Ambiente: os Campos de Cima da Serra em Debate e o 1º Encontro do Território Rural dos Campos de Cima da Serra.

Durante a programação do SIGA o professor John Wurdig ministrou, no dia 07 de abril, a Oficina Estruturação de Programas Municipais de Coleta Seletiva. Foram debatidos os desafios dos municípios em implementarem programas de coleta seletiva com a inclusão social de recicladores, conforme estipulado pela Política Nacional de Resíduos Sólidos. Dentre os participantes, cita-se o Secretário Municipal de Meio Ambiente de São Francisco de Paula e os diversos funcionários da Prefeitura que buscaram a sua qualificação profissional sobre o tema.

Na modalidade de apresentação de artigos acadêmicos foi apresentado o Projeto Eco Educadores: os agentes de transformação da realidade socioambiental da comunidade da Zona Sul de Porto Alegre/RS, esta apresentação ocorreu de forma oral pela bolsista do projeto Patricia Russo.

Por fim, o programa de Mestrado Profissional em Ambiente e Sustentabilidade da UERGS, através de sua coordenadora Márcia Berreta organizou aos estudantes do UniRitter duas trilhas ambientais no dia 08 de abril. A primeira foi realizada no Parque Municipal da Ronda e a segunda no Parque das Oito Cachoeiras. Em ambos locais a beleza natural foi o ponto de destaque, mas segundo o guia da Trilha, o Sr. Samuel Presa, estudante de Gestão Ambiental da UERGS, a maioria das cachoeiras estão contaminadas pelo lançamento de esgoto doméstico sem tratamento nos cursos d’água, especialmente nas nascentes das cachoeiras. " São Francisco de Paula necessita urgente de um Projeto efetivo para tratar o esgoto das residências", destacou Samuel.