DNA Sul traz pela terceira vez sustentabilidade na passarela

Alunos do curso de Design de Moda apresentaram seus looks inovadores e sustentáveis

A moda pode ser considerada como uma das engrenagens que compõem a sociedade. Ela é uma forma de expressão social, política e cultural. Mas também é responsabilidade. Segundo informações da BBC, a moda é o segundo setor mais poluente do mundo, apenas perdendo para o petróleo. Uma camiseta de algodão orgânico gasta 2.700 litros de água para ser produzido.

Conscientes disso, alunos do curso de Design de moda da UniRitter, pelo terceiro ano consecutivo, realizaram o desfile anual DNA Sul, com o tema Sustentabilidade, no prédio A do campus Zona Sul.

Com isso, os alunos da disciplina “Projeto: Moda e Sustentabilidade” do Curso de Design de Moda desenvolveram projetos com o uso de estratégias que atendam aos pilares da sustentabilidade: social, econômico e ambiental.

Como resultado, foram propostas diferentes coleções de moda, com inspirações e públicos distintos. Na passarela, foram apresentados looks que compõem essas coleções. Em conjunto, alguns alunos egressos do Curso de Design de Moda foram convidados para apresentar seus trabalhos de conclusão de curso, que também abordaram as relações entre Moda e Sustentabilidade.

A agência INQ esteve presente no evento e conversou com alguns alunos e professores para saber mais sobre o tema. Segundo os alunos entrevistados, a moda virou algo que lança apenas tendências, e não entende o comportamento e estilo de vida dos consumidores : “As pessoas devem ser o ponto central dos projetos de design de moda e isso se perdeu faz um tempo”, ressalta a aluna Nathália de Mattos.

Já a professora Stella Sapper afirma que moda é estilo, é expressão estética e cultural, mas também é responsabilidade. “É uma forma de se manifestar perante os outros”, constata. Stella diz também que os alunos da UniRitter tem consciência do impacto dos seus projetos na sociedade, na economia e no meio ambiente, pois em grande parte do Curso de Design de Moda, a moda sustentável é muito presente.

Agência INQ

Texto e Fotos | Maíra Bernardo