Alunos de Pedagogia participam de atividades étnico-raciais e culturais afro-brasileiras

Aprendendo a jogar Mancala, estudantes puderam vivenciar heranças africanas na cultura brasileira

A disciplina Identidades e Diversidades Étnico-Raciais propõe a análise das questões de identidade e diversidade do ponto de vista das relações étnico-raciais, a partir do estudo da história e cultura afro-brasileira e dos direitos humanos. Assim, além de reflexões e estudos teóricos, são propostas atividades que buscam propor possibilidades de criação de ambiências na escola e outros espaços educativos.

Na noite de 27 de setembro, a turma da disciplina do curso de Pedagogia do Campus Zona Sul, participou da oficina “Mancala: um jogo de raciocínio lógico de origem africana”, desenvolvida pela pedagoga Veronice Fernades de Souza, egressa do curso de Pedagogia da UniRitter.

Segundo a professora da disciplina, Denise Wildner Theves, quanto mais pessoas tiverem contato com trabalhos como este, mais possibilidades de desenvolver propostas didáticas que busquem contribuir para a construção de ambiências que acolhem a diversidade étnica e promovem momentos de construção de equidade.

Para os estudantes existem mais influências de herança africana em nossa vida do que imaginamos e jogar Mancala foi uma forma de aprender uma possibilidade de trabalho a ser desenvolvido na docência.